quinta-feira, março 28, 2024
GERAL

Maio Amarelo: Campanha alerta para o grande número de acidentes em Afonso Cláudio

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Kennedy Lenk

Afonsoclaudenses vestiram amarelo no sábado (18) para fortalecer o Movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes com mortes e feridos nas estradas de todo país, especialmente nas rodovias de Afonso Cláudio. A concentração ocorreu em frente ao Fórum Atauhalpa Lessa, na Rua José Garcia.

Com a participação da banda Atalaia do Advento, do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os participantes desfilaram pelas principais ruas da cidade até a Praça Aderbal Galvão. Relato de uma representante do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a mensagem de abertura proferida pelo Pastor Adventista Wagner Andreatta, retumbou nos ouvidos de todos os presentes.

De acordo com a representante do Hospital São Vicente de Paulo Priscila Novaes, no ano passado houve 293 internações de vítimas de acidentes, sendo 30% de mulheres e 70% do sexo masculino. “É importante informar que 76% dos casos eram vítimas de acidentes com motocicletas e 10% vítimas de atropelamento e outros casos. A faixa etária entre 18 e 30 anos representa 56%. Desse número, 26% de acidentados são jovens de 16 e 17 anos,” relatou.

O Pastor Roberval Ribet, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), falou sobre a importância da família dentro do contexto. “Tudo começa na base que é nossa família. A Igreja está inserida na família, e nós como igreja temos o compromisso de orientar os jovens e seus pais com relação a este tema. Uma motocicleta é uma arma nas mãos de um adolescente”, afirmou Roberval Ribet.

Já o Padre da Igreja Matriz São Sebastião, Márcio Almeida Ghil, falou sobre o acidente que sofreu recentemente em Marechal Floriano. “Foi um livramento de Deus. Eu não tinha me alimentado, estava cansado, mas o cinto me deu segurança Graças a Deus. Sobre o movimento de hoje, afirmo que a Igreja Católica sempre participa da vida da comunidade na busca por soluções. Hoje peço responsabilidade de motociclistas e motoristas”, disse.

O evento foi de responsabilidade do Detran de Afonso Cláudio, representado pelo diretor municipal José Firgulha, que recebeu apoio de Igrejas, do Conselho de Segurança, da polícia militar, representada pela Major Marinete Félix, da prefeitura, de empresas e emissoras de rádio. O diretor geral do Detran Givaldo Vieira, estava cumprindo outra agenda pela manhã e não compareceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.