terça-feira, abril 16, 2024
AGRONEGÓCIO

Excursão técnica a Brejetuba reúne produtores do município de Muniz Freire

Propriedade visitada se destaca nacionalmente na produção de cafés de qualidade.
Texto: Cássio Simão/Fonte: Incaper

Cerca de 40 cafeicultores de Muniz Freire realizaram uma visita técnica na propriedade do agricultor Joselino Meneguete, no município de Brejetuba, modelo na produção de cafés de qualidade. A excursão foi realizada pela equipe da cafeicultura, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Semda).

A visita contou com a presença do extensionista do Incaper de Brejetuba, Douglas Gonzaga de Souza, que prestou assistência técnica a Joselino. Ele conduziu o grupo pelos principais pontos da propriedade, passando informações técnicas no manejo de plantio e aquisição de mudas com bom desenvolvimento radicular e folhas livres de patologia, nutrição, colheita e pós-colheita, processamento dos grãos maduros e comercialização, bem como técnicas de obter cafés com qualidades superiores a 84 pontos.

Segundo o extensionista do Incaper de Muniz Freire, Rodrigo Cândido Celestino, o foco principal da visita foi capacitar os produtores de café arábica em gestão da propriedade cafeeira na produção de cafés superiores para atender o mercado interno e externo, impulsionando o desenvolvimento no setor e agregando valor ao produto e sustentabilidade da agricultura familiar de Muniz Freire.

“A capacitação é de suma importância para esses agricultores que já produzem cafés de qualidade. Foi uma boa troca de experiências de produção de cafés finos, mercado externos e valorização de produto. Nós, da extensão rural, temos que melhorar as técnicas e manejos de condução e produção de cafés com qualidade na cafeicultura sustentável do município. Temos que contribuir com o aumento da geração de renda desses pequenos cafeicultores familiares e melhoria de qualidade de vida, desta forma haverá estímulos na produção de cafés especiais”, acrescentou Rodrigo Cândido Celestino.