quinta-feira, março 28, 2024
ESPORTE

Brasil bate o Peru no Maracanã e vence a Copa América pela nona vez

Brasil bate o Peru no Maracanã e vence a Copa América pela nona vez

Texto: David Nascimento/Foto: Juan Mabromata/AFP - Lance

E deu Brasil! Após 12 anos, a Seleção Brasileira conquistou novamente a Copa América. Na tarde deste domingo, no Maracanã, para um público de mais de 60 mil torcedores, os comandados de Tite venceram o Peru por 3 a 1 e levantam o caneco pela nona vez na história. Everton , Gabriel Jesus e Richarlison fizeram os gols brasileiros, com Guerrero descontando para a seleção peruana. Jesus chegou a ser expulso no segundo tempo, mas nada que apagasse a excelente participação no torneio. Cebolinha e Guerrero, com três gols cada, ficaram com a artilharia da Copa América.

Com a conquista, o Brasil chegou ao nono título na Copa América (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019). O Peru segue com dois canecos (1939 e 1975). A decisão contou com um minuto de silêncio, antes de a bola rolar, em homenagem a João Gilberto, pai da bossa nova, que infelizmente faleceu neste fim de semana. Na cerimônia de encerramento, também antes da partida começar, Anitta, Pedro Capó e o mascote Zizito abrilhantaram o Maracanã. A próxima edição da Copa América será realizada no próximo ano, com as sedes sendo a Argentina e a Colômbia.

CEBOLA À VONTADE
O Brasil começou melhor a partida. O Peru tentava levar perigo para a defesa brasileira, mas sem muita efetividade. Um dos principais nomes desta Copa América e da Seleção Brasileira, Everton Cebolinha – que já podemos dizer que evoluiu e virou “Cebola” (risos) -, aos 14 minutos do primeiro tempo, colocou o 1 a 0 a favor no placar, aproveitando linda jogada de Gabriel Jesus – que colocou Trauco para dançar. Brasil na frente e Everton assumindo a artilharia da competição, com três gols – prêmio justo pela grande competição dele, sempre à vontade com a Amarelinha.

PERU DESCONTA
Depois de o Brasil abrir o placar, o Peru saiu mais para o jogo – atitude mais do que natural, já que era uma final e os peruanos não tinham nada a perder. Aos 26 minutos, Guerrero cabeceou bem após cobrança de escanteio de Yotún, mas a bola passou por cima do gol defendido por Alisson. Pouco após, Guerrero novamente chegou com perigo, mas foi desarmado na hora do chute por Casemiro. Aos 40, o árbitro Roberto Tobar marcou pênalti para o Peru, depois da bola bater no braço de Thiago Silva. Teve consulta ao vídeo, mas a marcação foi mantida. Aos 43, Guerrero converteu e descontou para o Peru, em sua terceira tentativa no primeiro tempo.

JESUS: DO CÉU AO INFERNO
Gabriel Jesus, outro que se destacou muito no mata-mata pelo Brasil nesta Copa América, foi do céu ao inferno nesta decisão. Primeiro o céu: não deixou o Peru nem comemorar o 1 a 1 no placar, colocando a Seleção Brasileira novamente à frente, no acréscimo. Aos 47 minutos, Roberto Firmino roubou bem a bola, passou para Arthur, que acionou Jesus – ele dominou e colocou no canto do gol defendido por Pedro Gallese, 2 a 1. Já no segundo tempo, o Brasil tentou ampliar com Philippe Coutinho, Firmino, mas foi Gabriel Jesus que protagonizou de novo, agora o inferno: aos 24, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Brasil com um jogador a menos.

DRAMA… MAS É BRASIL CAMPEÃO!
Após a expulsão de Gabriel Jesus, o Peru deu as últimas cartadas. Trauco, aos 27, mandou com perigo e Alisson fez boa defesa. No lance seguinte, Flores mandou forte de fora da área, e a bola levou muito perigo. Aos 41 minutos, o Brasil foi ao ataque e Everton acabou derrubado por Zambrano na grande área após uma disputa ombro a ombro. O árbitro assinalou pênalti, consultou o vídeo, mas confirmou. Três minutos mais tarde, Richarlison foi para a cobrança e converteu, acabando com o drama brasileiro. Vitória, 3 a 1 para a Seleção Brasileira, campeã da Copa América pela nona vez, encerrando um jejum de 12 anos. Festa brasileira no Maracanã, aos mais de 60 mil torcedores foram ao delírio. Parabéns, Brasil!

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 1 PERU

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 7/7/2019, 17h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI) – Nota LANCE!: 6,0 (se atrapalhou um pouco no andamento do jogo, mas não influenciou no resultado)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (CHI)
Público/renda: 58.584 pagantes/R$ 38.769.850,00
Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Thiago Silva, Richarlison (BRA) e Tapia, Zambrano, Advíncula (PER)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus 24’/2ºT (BRA)

GOLS: Everton 14’/1ºT (1-0), Guerrero 43’/1ºT (1-1), Gabriel Jesus 47’/1ºT (2-1) e Richarlison 44’/2ºT (3-1)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Éder Militão 31’/2ºT); Gabriel Jesus, Everton (Allan 47’/2ºT) e Roberto Firmino (Richarlison 29’/2ºT). Técnico: Tite.

PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia (Christofer Gonzáles 36’/2ºT) e Yoshimar Yotún (Ruidíaz 32’/2ºT); André Carrillo (Polo 40’/2ºT), Christian Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.