quinta-feira, março 28, 2024
CULTURA e TURISMO

Casagrande participa da inauguração da Trilha do Pico do Forno Grande neste sábado (27)

Fonte: Governo ES

Na madrugada de sexta para sábado (27) o Governador do Estado, Renato Casagrande participa de uma expedição para escalada da Trilha do Pico do Forno Grande, em Castelo. A subida vai inaugurar oficialmente a reabertura do Parque do Forno Grande após quase 20 anos fechado por conta dos impactos causados pela visitação descontrolada.

A aventura contará com a presença da primeira expedição genuinamente capixaba rumo ao pico do Everest, formada por Giuliano Martins, Cesar Saade e Juarez Gustavo Soares, que foi o primeiro capixaba a alcançar o cume do Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. O preparador físico da equipe, Vinicius Moyses, também irá participar da escalada no município de Castelo.

Com 2.039 metros de altura, a caminhada até o topo do Forno Grande deverá durar cerca de quatros horas. A ideia é ver o nascer do sol. O pico do Forno Grande é o segundo mais alto do estado ficando atrás apenas da Serra do Caparaó.

População

O Governador comemorou a reabertura do Parque: “Subia o Pico do Forno Grande na minha juventude em Castelo e agora devolvemos essa trilha até o topo à população. Um lugar lindo que precisa ser cuidado por todos nós”, comemorou.

Para o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, a inauguração da trilha do Forno Grande irá proporcionar maior integração com a comunidade. “Será possível aproveitar as belezas naturais e potencializar o turismo de aventura da região”, avalia.

A trilha ficou fechada por quase 20 anos devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada e degradação ambiental. Agora haverá visitações controladas, com limitação de visitantes durante o dia, pois é preciso ter uma pessoa com experiência em escalada além de equipamentos.

Para o público em geral, o acesso à trilha deve ser agendado a partir do dia 29 de julho pelo e-mailpefg@iema.es.gov.br.

A subida exige certo nível de preparo físico e, durante o trajeto, é possível apreciar paisagens como a Pedra Azul, o Pico da Bandeira (com binóculo), o Frade e a Freira, Itabira e a Pedra do Garrafão (Afonso Cláudio), além do litoral (com binóculo). A ação é uma parceria do Iema com a Associação Capixaba de Escalada (ACE), entidade que ajudou na reestruturação da trilha sob os aspectos da segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.