sexta-feira, abril 19, 2024
COLUNISTASPr Roberval Ribet

Chamados para liberdade

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade”. G15.13

Já ouviram falar dos escravos das galerias? Eram os escravos que trabalhavam nos porões dos navios na antiguidade. Ficavam no escuro, sem saber quando era noite ou dia, com os pés presos em pesadas correntes. Tinham que remar de acordo com o ritmo dado pelo capataz, e ai de quem saísse do ritmo. Os chicotes estavam sempre prontos para uso. Que vida horrível!

Quando Paulo escreve aos gálatas, ele descreve o homem sob a escravidão da lei. A lei é um duro capataz. Constantemente ouvimos: não faça isto, não faça aquilo; ou, faça isto e faça aquilo. E quem não cumpre esta lei, os Mandamentos de Deus, está condenado. Morrerá eternamente. Está na escuridão e não vê a luz da graça divina. Não encontra o caminho para o porto, para a segurança, para a salvação.

Mas agora, ouçam a grande mensagem que se encontra na carta aos gálatas: Terminou a escravidão da Lei! Deus enviou seu Filho ao mundo. E este cumpriu a Lei por nós. Pela sua obra da salvação, ele nos trouxe liberdade. E nós não sabíamos disso. Nem poderíamos sabê-lo por nós mesmos. Por isso, Deus enviou o mensageiro da paz aos escravos da lei, para dizer-lhes: vinde para fora do jugo da lei, vocês foram chamados à liberdade! Estão livres! Jesus os libertou.

O que fazem os homens? O que os escravos da lei fazem? Muitos deixam se conduzir à liberdade e, jubilosos, entram na luz da graça de Deus. Outros – como pode ser possível? – não dão ouvidos ao chamado. Rejeitam a mensagem da liberdade dos filhos de Deus. Pobres infelizes! “Ó gálatas insensatos!” – exclama Paulo, porque também eles tentavam cumprir a lei com suas próprias forças, apesar do chamado à liberdade.

Quantas vezes o apóstolo teria que dizer essas palavras hoje em dia? Os homens não querem ser libertados. Querem chegar ao porto com suas próprias forças, tentam cumprir a lei por si mesmos. Mas jamais conseguirão fazer isto. Liberdade e porto seguro só alcançam aqueles que aceitam a mensagem da Salvação por Cristo Jesus, pela fé.

Fomos chamados à liberdade. Que mensagem maravilhosa para a humanidade que está presa às correntes do pecado e da escravidão da lei. Oh, que reconheçamos sempre com maior clareza que aqueles que Cristo, o Filho de Deus libertou estão verdadeiramente livres! Livres para servir a Deus, o Senhor.

Senhor Jesus, nós te agradecemos que por teu viver, sofrer e morrer nos libertaste e transformaste em filhos de Deus. Faze com que valorizemos e aceitemos esta liberdade! Faze com que, através de nosso testemunho, também chamemos outros ao caminho que leva à vida eterna. Amém.

Pastor Roberval Ribet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.