quinta-feira, abril 18, 2024
GERAL

CartãoGV: Bilhete Único Metropolitano é lançado pelo Governo do Estado

Foto: Hélio Filho/Secom/Governo ES

Um único cartão para acessar vários serviços. Este é o objetivo do Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV, apresentado nesta quarta-feira (31) em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. Com tecnologia antifraude e outras vantagens, o CartãoGV será aceito no sistema Transcol, a partir desta quinta-feira (01), e nos sistemas municipais a partir do dia 01 de setembro.

Os usuários do Transcol que realizaram o processo de migração já contam com as vantagens do Bilhete Único. O mesmo se aplica aos cartões dos sistemas de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) depois de feita a migração.

Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga. Até o momento, somente era possível adquirir um cartão ou efetuar a recarga em um dos cinco postos do GVBus. A partir desta quinta-feira (1º), serão mais 50 pontos de recarga. Em breve, também estará disponível a recarga pelo site e aplicativo.

Para o governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento do CartãoGV é mais uma etapa para que a Região Metropolitana tenha um sistema verdadeiramente integrado: “É mais um passo que estamos dando na melhoria do transporte coletivo em nosso Estado. A tecnologia deste cartão nos permite usar no Transcol, a partir de setembro, e daqui a pouco nos sistemas municipais. Quando o Aquaviário estiver funcionando também será utilizado e se as prefeituras quiserem incorporar nas bicicletas e nos patinetes também poderão”, destacou.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante sua fala, apresentou as etapas de implantação do CartãoGV e fez um balanço das ações da Secretaria em prol do transporte coletivo desde o início desta gestão.

“São muitas ações e cada uma delas representa um passo importante para que possamos melhorar de fato a mobilidade metropolitana. Somente no transporte público, melhoramos a tecnologia, estamos renovando a frota, melhorando e ampliando a rede de acesso ao CartãoGV, entre outras. O uso do Bilhete Único possibilita a integração e isso representa economia para o cidadão, traz mais agilidade no embarque e mais segurança, pois tira o dinheiro a bordo”, explicou o secretário.

Também presente ao evento, o diretor-presidente da Companhia de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, destacou as facilidades do novo cartão: “O Cartão GV valoriza a mobilidade urbana e facilita para o usuário que, em breve, terá a integração dos sistemas municipais de Vitória e Vila Velha ao Sistema Transcol”, disse.

Integração

A implantação do Bilhete Único começou em maio deste ano, com a mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol por uma mais moderna. No momento, os veículos que operam nas linhas municipais estão realizando o mesmo processo.

A próxima etapa é permitir a integração dos cartões. A partir de 01/09, o CartãoGV e os cartões antigos do Transcol podem ser usados para embarcar nos coletivos municipais e vice-versa. A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer no início de 2020.

Veja abaixo o cronograma do Cartão GV

A partir do dia 01/08

Postos de aquisição de cartão e Recarga

Loja Central – Reta da Penha – Vitória

Loja Ufes – Campus Goiabeiras – Vitória

Loja Terminal Jacaraípe – Serra

Loja Terminal Laranjeiras – Serra

Loja Terminal Vila Velha – Vila Velha

Loja Terminal Ibes – Vila Velha

Loja Terminal Campo Grande – Cariacica

43 Farmácias da Rede Farmes – lista disponível no site www.cartaogv.com.br


A partir do dia 16/08

Autoatendimento nos Terminais para recarga

Terminal Vila Velha

Terminal Campo Grande

Terminal Jacaraípe

Terminal Laranjeiras

Terminal Ibes

Terminal Jardim América

Terminal Itacibá

Terminal Carapina

Rodoviária de Vitória

25 agentes de venda distribuídos nos terminais para recarga

Fim do processo de migração nos coletivos Urbanos (municipais)


A partir do dia 31/08

Postos de aquisição de cartão e recarga

Terminal Jardim América – Cariacica

Terminal Itacibá – Cariacica

Terminal Carapina – Serra

Pontos de Recarga (Auto atendimento)

Shopping Praia da Costa

Shopping Mestre Álvaro

Shopping Moxuara

Shopping Monserrat

Shopping Boulevard VV

Shopping Norte Sul

Shopping Vila Velha

Recarga online para cidadão e estudante (passe escolar 50%)

Ônibus Itinerante – aquisição de cartões e recarga, iniciando por Viana

Função débito e crédito para recarga nas Lojas, ATMs e site

Recarga no App ÔnibusGV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.