quinta-feira, março 28, 2024
POLÍCIA

Polícia Civil desvenda trama criminosa e prende acusados em Santa Leopoldina

Filipe da Silva Porto – assassino procurado

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Polícia Civil

Moradores das localidades de Tirol e Holandinha no município de Santa Leopoldina, região noroeste do Estado, aguardavam ansiosos o desfecho das investigações contra três envolvidos em uma trama criminosa. Em maio deste ano um homem foi atraído para uma casa e morto com vários golpes de faca. O crime foi investigado pela equipe do delegado Fabrício Lucindo e, na sexta-feria (16), dois envolvidos foram presos, contudo, o assassino contratado escapou.

O crime ocorreu na comunidade de Holandinha no dia 31 de maio. Desde então, policiais civis de Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina, iniciaram investigações para apurar e prender os envolvidos na morte de Valdeir Santana da Silva, 25. A polícia concluiu que Valdeir foi morto quando planejava matar sua companheira, filha de Alucino Barcelos, residente na localidade de Tirol, em Santa Leopoldina.

Valdeir Santana, descontente com o relacionamento com sua companheira, resolveu matá-la contratando para o “serviço” o assassino Filipe da Silva Porto, de 25 anos. Durante as investigações, a polícia concluiu que o plano deu errado quando o criminoso Filipe confidenciou ao amigo Carlos Augusto Facco, a sua decisão de aceitar a proposta financeira de Valdeir para executar a mulher. O que Valdeir não esperava aconteceu. Ele foi traído e caiu numa armadilha.

Carlos Augusto Facco contou a Aluciano, pai da mulher, a macabra intenção de seu genro. Para evitar a morte da filha, Alucino ofereceu mais dinheiro ao assassino para mudar o curso da história e assassinar seu genro. Filipe aceitou a proposta e combinou com Carlos Augusto Facco o dia e hora do crime. No dia 31 de maio de 2019, Carlos Facco atraiu Valdeir para uma casa, onde conversaram e ingeriram bebidas alcoólicas. Depois de embriagado, Valdeir foi surpreendido por Filipe da Silva que o golpeou com várias facadas na região do pescoço e costas.

Enquanto o crime era executado, o intermediário Carlos Facco, o Carlinhos, fugiu do local. Após matar Valdeir Santana, Filipe arrasta o corpo para outro ponto a fim de enterrá-lo, entretanto ele encontrou dificuldades e abandonou o abandonou numa estrada. Em seguida Filipe fugiu levando a motocicleta da vítima. A polícia o localizou posteriormente e o prendeu, mas a justiça precisou soltá-lo durante trâmite legal promovido pelo advogado, enquanto o caso era apurado.

Na última sexta-feira (16), o mandante do crime Alucino Barcelos e seu  intermediário direto Carlos Facco, foram presos por meio de Mandados de Prisão expedidos pela Comarca de Santa Leopoldina e conduzidos ao presídio de Viana. Agora a justiça quer devolver para a cadeia o assassino Filipe da Silva Porto, que está foragido. A Polícia Civil pede quem souber de seu paradeiro que ligue para o 181. Seu nome ficará no mais absoluto sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.