quinta-feira, março 28, 2024
GERAL

Chuvas no ES: cinco municípios capixabas em alerta com alto risco de deslizamento de terra

500 mil pessoas no Espírito Santo moram em áreas de risco, de deslizamento de terras ou de enchente, segundo o IBGE

Texto: Redação FV/Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

As fortes chuvas não dão trégua no Espírito Santo. Há uma semana, vários municípios capixabas são atingidos. Em decorrência do tempo chuvoso, subiu para cinco o número de cidades com alerta de alto risco de deslizamento de terra.

Em Vila Velha, um dos locais é o bairro Rio Marinho. A Defesa Civil do município vistoriou a região na tarde desta quinta-feira (21). Há alto risco de o barranco deslizar e soterrar a casa. A família terá de deixar o imóvel por um tempo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 500 mil pessoas no Espírito Santo moram em áreas de risco, de deslizamento de terras ou de enchente. Os órgãos de Defesa Civil de todos os municípios da Região Metropolitana dizem que monitoram todos esses locais e orientam os moradores em períodos de chuva.

Com mais de uma semana de chuva, a Defesa Civil estadual informou que subiu para cinco o número de municípios com alerta de alto risco para deslizamento de terra: Aracruz, Fundão, Serra, Vila Velha e Vitória receberam esse aviso na quinta-feira.

Há riscos de se repetirem casos como o do bairro Universitário, em Vitória, onde uma pedra de 60 toneladas rolou e só não derrubou casas porque foi contida por outra rocha. Em Cariacica, um muro caiu e deixou seis casas em risco. A Defesa Civil pediu a retirada das famílias, mas elas dizem que não têm para onde ir.

No bairro Eldorado, na Serra, uma casa desabou, e quem mora perto está com medo porque a chuva não para de cair. Em Viana, município com mais vítimas da chuva, há mais de mil pessoas fora de casa, segundo a prefeitura. Um deslizamento de terra, no bairro Bom Pastor, destruiu completamente uma casa onde moravam quatro pessoas.

Veja os bairros com risco na Grande Vitória

Em Vitória, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) alterou de moderado para alto o perigo de deslizamento nas áreas de risco de Vitória. O município de Vitória conta com 25 áreas de risco. Ao todo, são 6.612 pessoas nessas áreas, localizadas nos seguintes bairros: Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.

Em Cariacica, as equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. Os bairros monitorados são aqueles que estão nas áreas ribeirinhas dos rios Formate, Marinho e Bubu. São eles: Flor de Piranema, Operário, Novo Horizonte, Operário, Beira-Rio, Porto Belo, Porto de Cariacica, Campo Verde, Rio Marinho, Jardim Botânico, Alzira Ramos, Nelson Ramos, Flexal e Porto de Santana.

Na Serra, a Defesa Civil está nas ruas monitorando as chuvas. As áreas de risco estão localizadas em Jardim Carapina, José de Anchieta II, Nova Carapina e Serra Dourada II. Nos casos de emergência, o plantão 24 horas da Defesa Civil pode ser acionado pelo telefone 99938-9500.

As prefeituras de Vila Velha e Viana não informaram quais áreas estão sendo monitoradas com riscos de deslizamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.