quinta-feira, março 28, 2024
ESPORTE

Atleta afonsoclaudense é medalha de prata nas paralimpíadas escolares

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Divulgação

O Espírito Santo fez bonito nas Paralimpíadas Escolares que ocorreu em São Paulo entre os dias 18 a 23 de novembro de 2019. Afonso Cláudio fez parte da conquista por meio do atleta Joab Rosa Kiefer, natural do Distrito de Vila Pontões. O Estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Giestas daquele distrito, foi um dos destaques na modalidade de Vôlei Sentado.

Joab Rosa Kiefer, de 15 anos, estudante do 9º ano, iniciou sua caminhada no esporte incentivado por um primo, que também é atleta paralímpico e residente em Linhares, cidade onde treinam. A equipe do norte, representante do Espírito Santo, conquistou medalha de prata na modalidade Vôlei Sentado, nas Paralimpíadas Escolares 2019, perdendo a final para o anfitrião São Paulo.

A caminhada ao pódio iniciou após uma seletiva ocorrida em julho, no SESC de Guarapari. A família é a principal responsável pelo sucesso do atleta. Os orgulhosos pais Genildo Kiefer e Arlete Rosa Kiefer, não mediram esforços, e tiveram o retorno com superação e  grande desempenho do filho Joab Rosa Kiefer, que teve paralisia cerebral em seu nascimento.

De acordo com a família, parte deste sucesso se deve ao trabalho da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Afonso Cláudio (APAE), que desenvolveu exercícios para coordenação motora e outras atividades. A mãe Arlete Rosa, enalteceu o apoio da instituição. “Sou agradecida pelo excelente tratamento e carinho que meu filho recebeu por muitos anos na APAE, este apoio fez diferença em seu desenvolvimento”. Agradeceu Arlete.

Ainda segundo a família, independente da importante conquista no esporte, Joab sempre foi um filho exemplar. “Nosso filho nunca se sentiu inferior aos outros e sempre está com um sorriso no rosto. Na verdade ele é o nosso suporte, nos apoiando com sua sabedoria. Sempre amável e muito querido por todos, principalmente pelos professores e colegas na escola.” Elogiou a mãe.

Nas Paralimpíadas Escolares 2019, competição encerrada na última sexta (22), o Estado do Espírito Santo conquistou um total de 68 medalhas, sendo 39 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze. Estiveram na capital paulista representando o paredesporto escolar capixaba,  cinquenta e sete atletas, em uma delegação total de 101 pessoas, que incluiu técnicos e guias. Entre os 27 estados  que estiveram na disputa, o Espírito Santo terminou na nona colocação geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.