quinta-feira, abril 25, 2024
POLÍCIA

Polícia Civil encontra corpo de agricultor desaparecido e prende acusado de assassinato

Texto: Julio Huber / Polícia Civil e Arquivo da Família – Montanhas Capixabas

Quase dois meses após desaparecer, a Polícia Civil de Domingos Martins encontrou, na noite da última quarta-feira (27), ossos que devem ser do agricultor Enivaldo Helmer, 51 anos, que morava em Ponto Alto, Domingos Martins.

De acordo com o delegado Geraldo Peçanha, que comandou as investigações, só foi possível encontrar os ossos do agricultor após a moto em que ele usava no dia do desaparecimento ter sido apreendida em Guarapari. Após prestar depoimentos, o jovem Leony Siqueira Ulinger Santana, 23, que estava com a moto, confessou que matou o agricultor com golpes de paulada.

“Durante as investigações, foram colhidos os depoimentos de todos os familiares e de pessoas que tinham convivência com o desaparecido, além do monitoramento do telefone e a da motocicleta que estavam na posse de Enivaldo quando ele desapareceu. Na última sexta-feira (22), a motocicleta de Enivaldo foi apreendida em Guarapari”, contou o delegado.

Leony confessou o assassinato e informou que teria ocultado o corpo em uma propriedade rural onde ele trabalhava na colheita de café, no último mês de setembro. “O suspeito informou que a motivação do crime teria sido por conta de um desentendimento entre ele e a vítima em razão de uma tentativa de importunação sexual, mas estamos apurando essa versão”, informou o delegado.

Polícia Civil encontra corpo de agricultor desaparecido e prende acusado de assassinato

Na última quarta-feira, Leony acompanhou a equipe da Polícia Civil de Domingos Martins ao local onde ele havia ocultado o corpo da vítima. “Como o local

Durante o dia de ontem (28), a equipe policial de Domingos Martins, acompanhada da perícia técnica, de Venda Nova do Imigrante, e de servidores cedidos pela Secretaria de Obras de Domingos Martins, retornou ao local e encontrou outra parte da ossada da vítima, que estava envolvida em uma lona plástica, amarrada com cordas e uma corrente.é de difícil acesso e com vegetação densa, foi possível encontrar apenas o crânio da vítima”, disse o delegado.

A camisa foi reconhecida por familiares como sendo a que Enivaldo estava usando quando foi visto pela última vez, quando desapareceu há cerca de dois meses e meio. “Pelo estado em que o corpo se encontrava, foi possível constatar ter sido alvo da ação do tempo e de animais silvestres, já que se trata de um local coberto de densa vegetação nativa”, afirmou o delegado.

O local foi periciado e o cadáver recolhido e encaminhado ao Serviço Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim. Devido ao estado de decomposição do corpo da vítima, o reconhecimento será feito por meio de exame de DNA, sob responsabilidade do Departamento Médico Legal de Vitória.

De acordo com Geraldo Peçanha, o autor do crime está sendo investigado por crime de latrocínio consumado, com pena prevista de 20 a 30 anos de prisão, além da pena pela ocultação do cadáver, que varia de 01 a 03 anos de prisão. Leony teve a prisão preventiva decretada.

Desaparecimento

O lavrador Enivaldo Helmer, conhecido popularmente como Barbado ou Valter, desapareceu no dia 14 de setembro, após sair de sua casa, em Ponto Alto, Domingos Martins, a caminho da residência do irmão, que mora em Alto Paraju, no mesmo município.

De acordo com Elane Helmer, 29, filha de Enivaldo, o pai, que morava sozinho, seguiu em sua moto para a casa de um irmão. No caminho, ele parou em um bar, onde teria tomado uma dose de cachaça, segundo informou o proprietário do estabelecimento à família. Esse foi o último local em que o lavrador foi visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.