sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Governo autoriza início das obras de restauração de estrada do Caminhos do Campo na região serrana

Texto: Governo ES/Foto: Helio|Secom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), vai realizar as obras de restauração de pavimentação da estrada que liga o entroncamento da Rodovia ES-264 Caramuru à Santa Leopoldina. A Ordem de Serviço foi assinada na tarde desta sexta-feira (03), durante solenidade no Centro Luterano da Comunidade da Esperança, em Vila Caramuru, no município de Santa Maria de Jetibá.

Com 5,85 km de extensão, a obra terá um investimento de R$ 4.220.213,61 e faz parte das ações do Governo para promover a manutenção de trechos do Caminhos do Campo, que é voltado para o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura do meio rural. O governador Renato Casagrande participou da solenidade e comentou sobre a importância das obras para melhorar o acesso às áreas urbanas e facilitar o escoamento de produtos agrícolas da região.

“É uma alegria estar aqui logo no início do ano dando uma ordem de serviço importante. Lembro que no meu primeiro mandato, logo quando cheguei ao Governo, encontrei uma situação semelhante ao que encontrei com o Caminhos do Campo do Caramuru a ES-264. Estava um cacareco, toda destruída. Tomamos as providências, começamos as obras em 2012 e entregamos em 2014. Fizemos aquela obra que ajudou os agricultores, avicultores e muitas famílias da região”, lembrou.

De acordo com o governador, houve um abandono das estradas do Caminhos do Campo, mas que agora o Governo vai fazer a manutenção dos trechos. “Também abandonaram as rodovias estaduais. Só que realizar uma obra como essa, que já tinha sido feita no passado, é importante. Temos um compromisso de retomada no ciclo de investimentos nesse Estado. Por isso investimos em infraestrutura em 2019 mais do que o ano de 2018”, ressaltou Casagrande.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destacou os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura rural: .“Passamos o ano de 2019 trabalhando nos processos de licitação para dar continuidade as obras dos trechos do Programa Caminhos do Campo. Esse é o primeiro trecho que começamos a recuperar em 2020, mas temos mais 45 para serem recuperados no Espírito Santo. Também foi aprovado um edital de 15 milhões de reais para os trechos que não foram realizados anteriormente. O Governo do Estado junto à Seag tem trabalhando fortemente na infraestrutura rural do Espírito Santo, dando condições de desenvolvimento e possibilitando melhor acesso às áreas urbanas e melhor escoamento de produtos agrícolas”.

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Seag, com objetivo de adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa visa facilitar a mobilidade da comunidade, aumentando o fluxo de visitantes no meio rural e colaborando com o desenvolvimento do agroturismo.

“Entendemos a importância dessa obra, pois o trecho já está bastante desgastado e o produtor precisa de condições para o escoamento da produção agrícola para os grandes centros, além do deslocamento das comunidades”, acrescentou o subsecretario de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari.

Também estiveram presentes a vice-governadora Jaqueline Moraes; os secretários de Estado, Bruno Lamas (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social) e coronel Aguiar (Casa Miltar); os diretores de órgãos Carlos Rafael (Junta Comercial), Alberto Gavini (Aderes) e Fernando Rocha (Ceasa); os prefeitos de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, e de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho; além de deputados estaduais, vereadores e lideranças locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.