quinta-feira, março 28, 2024
GERAL

Prefeituras de quatro cidades do ES cancelam festas de Carnaval

Iconha, Castelo e Alfredo Chaves informaram que vão destinar o orçamento da folia para a recuperação dos municípios devastados após enxurrada. Já Viana declarou que vai usar o dinheiro no Plano Municipal de Redução de Riscos

Texto: Redação FV/Foto: Divulgação

Pelo menos quatro cidades capixabas já cancelaram as festividades de Carnaval deste ano. O motivo é a situação de calamidade dos municípios após as chuvas que atingem o Estado há dez dias.

O prefeito de Iconha, João Paganini, informou nesta segunda-feira (27) que o recurso que seria utilizado para a “Festa Cultural” vai ser destinado para as ações de reconstrução da cidade, devastada pelas enchentes do último dia 17 de janeiro.

“Não tem local, não tem espaço, não tem clima. A hora é de reconstruir Iconha e ajudar o povo de Iconha que está sofrendo tanto com essa enchente”, destacou Paganini. O Pré-Carnaval de Iconha aconteceria nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Em Alfredo Chaves, a festa também foi suspensa. Segundo a prefeitura, a enchente, definida como a maior já registrada na história do município, deixou danos incalculáveis na cidade e na vida dos moradores. Por lá, o orçamento que seria usado no carnaval também será redirecionado para áreas mais emergenciais.

“Não dá para pensar em festa diante de uma situação tão devastadora como essa, peço a compreensão de todos, mas a prioridade agora é nos unirmos para ajudar as famílias prejudicadas e trabalhar para reparar os danos dessa catástrofe a qual fomos atingidos”, disse o prefeito Fernando Videira Lafayette.

No município de Castelo, atingido pela maior enchente de sua história no último final de semana, o tradicional “Castelo Folia” também foi cancelado, comunicou o prefeito Domingos Fracaroli (PSDB). “O dinheiro que iríamos usar no Carnaval, vamos usar para reconstruir Castelo, vamos gastar com as pessoas, com quem está precisando. Vamos pedir ao Governo do Estado que decrete Calamidade Pública, e que todos continuem orando por nós”, afirmou.

Apesar de não ter sido atingida pelas chuvas, a Prefeitura de Viana também cancelou a folia deste ano. De acordo com o prefeito Gilson Daniel, todos os recursos que seriam destinados para essa finalidade, serão investidos para atualização do Plano Municipal de Redução de Risco do município de Viana (PMRR). O Plano envolve o mapeamento do risco e dos domicílios em situação de risco, bem como de deslizamento de encostas no município.

Em Domingos Martins, a prefeitura está reavaliando a realização da 31ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã – e do Carnaval da cidade por conta dos problemas enfrentados após as chuvas. Segundo o município, a decisão deve sair na teça-feira (28).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.