sexta-feira, março 29, 2024
SAÚDE

Mau hálito: será que eu tenho?

Texto: Rosi Lenk/Foto: Saúde-Ig

Você sabe o que é halitose? Halitose significa “mau hálito”, um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente, ou pode ser também chamada de “bafo”. Normalmente a pessoa com halitose, não percebe que tem, é fácil sentir o bafo do outro, mas o próprio, não. As células do nosso olfato se acostumam rapidamente com qualquer odor que sentimos, inclusive com o próprio mau hálito.

A halitose pode ter diversas causas, cada caso deve ser avaliado individualmente. Num exame clínico o médico deve realizar diversas perguntas ao paciente para descobrir a causa, ou as causas do que tanto pode incomodar as pessoas que convivem conosco. Além da má higiene bucal, como a má escovação e o não uso do fio dental, a não escovação da língua, a respiração pela boca, ingestão de pouca água, também o cigarro, o excesso de bebidas alcoólicas, determinados medicamentos como os ansiolíticos e antidepressivos também podem ser os causadores.

Ainda existem diversas doenças que podem contribuir para a halitose, como por exemplo as pessoas com problemas renais que muitas vezes liberam amônia através da saliva; os diabéticos que devido a falta de insulina produzem uma substância química chamada cetona que pode liberar odores através dos pulmões; os ansiosos que liberam uma grande quantidade de adrenalina e diminui a salivação; e ainda as otites, amigdalites e sinusites  que além de secreções, podem gerar odores fortes.

O tratamento vai depender da causa da halitose. Existem medicamentos que estimulam a produção de saliva, se for o caso. Mas o principal é reforçar a higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua, fazer bochecho e gargarejo com água morna ou enxaguante bucal e ir ao dentista periodicamente. Se o problema persistir, consulte um médico.

*Com informações do dr João Evangelista T. Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.