sexta-feira, março 29, 2024
POLÍCIA

Polícia Civil realiza operação e prende 16 pessoas no ES

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da divisão especializada de Atendimento à mulher realizou nesta quinta-feira (5), a Operação nomeada “Maria’s Nacional”. Outros 18 Estados e Distrito Federal também realizaram a operação. O efetivo de 2.566 policiais e 789 viaturas foi empregado na operação que prendeu em todo país 295 homens autores de violência contra a mulher. A ação foi uma iniciativa do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (ConCPC).

No Espírito Santo, a “operação Maria’s Nacional” envolveu os policiais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Grande Vitória e do interior (com apoio das respectivas regionais e superintendências do interior – Dra Andréia Maria,  Dr Landulio, Dr Faustino e Dr Paulo Rogério), com o apoio de policiais da superintendência da Polícia Especial SPE (Superintendente Dra Maria Carvalho), de policiais da superintendência  –  Polícia Interestadual e de Capturas – SUPIC  (Superintendente Dr Julio Cesar Oliveira Silva), de Policiais da Divisão Especializada da Região Metropolitana – Divisão DRM (Dr Diego Marques Yamashita), da Delegacia de Conceição da Barra, com o total de 60 policiais, 16 viaturas e 16 prisões efetuadas

De acordo com a Dra Cláudia Dematté de Freitas Coutinho, delegada chefe da Divisão Especializada de Atendimento a Mulher, devido a natureza do delito que exige urgência no cumprimento,  não há represados, são mandados recebidos nos últimos dias pelas polícias civis de vários Estados, entre eles o Espírito Santo, que assim como nos outros Estados, mandaram para a cadeia, nesta quinta-feira (5), criminosos com mandados de busca e apreensão e mandado de prisão de autor de violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

Marechal Floriano

Uma das ações que chamou a atenção ocorreu em Marechal Floriano, região Serrana do Estado. Um homem de 37 anos, foi preso pelo Artigo 241- A do ECA. Este artigo trata da Pedofilia, que é “Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008.)”

De acordo com o Delegado Dr Luiz Pascoal, no caso em tela, o preso usava o Messenger no seu Celular e transmitia recados, fotos do seu órgão sexual e solicitava que as menores do outro lado fizessem o mesmo. O Delegado lamentou que apesar de ser um crime sério e de cunho sexual, o criminoso foi conduzido para Viana onde  passa por audiência de custódia e pode ser liberado por meio de um advogado. O acusado de pedofilia, residente no Centro de Marechal Floriano, foi preso pelo Delegado Dr Luiz Pascoal e seus comandados, na localidade de Costa Pereira, onde trabalha, no mesmo Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.