Inquérito sorológico – 20% dos testados no Estado foram contaminados assintomáticos

De 13 a 15 de maio, a Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a primeira fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19). Nestes três dias, 146 equipes com três pesquisadores visitaram residências em 19 municípios capixabas.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, detalhou nesta segunda-feira (18), o resultado da primeira fase do inquérito sorológico realizado em cidades do Estado, que constatou estatisticamente que 84.391 capixabas já contraíram a Covid-19, o que corresponde a 2,1 % da população.

Os municípios participantes foram: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Dentro da estatística, cerca de 12.603 a 19.696 pessoas (quase 20% do total) foram contaminados pelo coronavírus, mas estavam assintomáticas.

O estudo mostrou, ainda, que os principais sintomas identificados nos entrevistados foram perda de olfato, tosse, dor nos músculos e febre.

Assista a coletiva:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *