Novo mapa terá Afonso Cláudio com alto risco de contágio para o coronavírus

Foto: Divulgação

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta quarta-feira (20), mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, no Palácio Anchieta, em Vitória. Foi apresentada a nova Matriz de Risco, que classifica o grau de risco dos municípios capixabas com base nas ameaças e vulnerabilidades frente à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A nova metodologia entra em vigor a partir do próximo domingo (24).

Essa é a terceira fase da Matriz de Risco, que levará em consideração também os índices de isolamento social e letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. Serão mantidos como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

De acordo com o governador, a nova Matriz de Risco prevê agora a classificação de Risco Extremo, caso a taxa de ocupação dos leitos de UTI superem o percentual de 91%. Casagrande reforçou a necessidade do uso de máscaras em todo Estado, além da manutenção do isolamento social para reduzir o contágio com o vírus.

De acordo com Casagrande, pelo novo mapa, Marataízes, Afonso Cláudio e Alfredo Chaves passarão a integrar a lista de cidades com alto risco de contágio do coronavírus, ao lado de Santa Teresa, Fundão, Presidente Kennedy e a Grande Vitória.

Cidades ao redor desses municípios passarão automaticamente para o nível moderado de contágio, entre elas Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alegre e Guaçuí.

O município de Afonso Cláudio, possui hoje, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, 42 casos confirmados do Covid-19. Deste total, 24 estão curados, 11 se encontram em isolamento domiciliar, um paciente está internado e 06 evoluíram para óbito. 33 pessoas ainda aguardam resultado.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *