quinta-feira, abril 18, 2024
GERAL

Manifestação pede reabertura normal de todo comércio incluindo bares em Afonso Cláudio

Texto: Kennedy Lenk/Foto: Divulgação

Os números de casos confirmados do Covid-19 em Afonso Cláudio aumentou consideravelmente, segundo o boletim da última quarta-feira (03). Em 24 horas seis novos casos foram registrados. De 84 passou para 90, conforme mostra o novo mapa atualizado no início da noite de ontem. Apesar do medo, o movimento de pessoas que circulam pelas ruas da cidade está aumentando.

“Sei do risco e estou com medo, mas é necessário descer para fazer minhas compras, mas tomo todos os cuidados possíveis, como o uso de álcool gel, máscara e mantenho o distanciamento. Quando soube da manifestação que vai acontecer amanhã, que pede inclusive a reabertura de bares fiquei ainda mais preocupada”. Disse uma dona de casa que reside próximo a um bar e que prefere não se identificar.

Na próxima sexta-feira (05), alguns comerciantes participarão de uma manifestação marcada para as 9 horas em frente a prefeitura pedindo a reabertura de todos os comércios em horário normal, incluindo os bares. A classe considera injusto o fechamento de seus estabelecimentos ocorrido no dia 21 de maio por meio de um decreto da Prefeitura. Na ocasião o Ministério Público verificou o aumento de confirmados e óbitos no município, vítimas do novo coronavírus.

O crescente aumento de casos ascendeu o alerta do Governo e o lockdown  (bloqueio total), não está descartado nos próximos dias no Estado. Nesta quinta-feira (05), o governador Renato Casagrande terá uma reunião com o Ministério Público Estadual (MP), e amanhã pela manhã, com a Associação dos Municípios (Amunes), cuja pauta será a reclassificação de risco desta semana e o que espera para a próxima.

A Matriz de Risco classifica os municípios em risco baixo, moderado, alto ou extremo. Nesta classificação são considerados os índices de distanciamento, taxa de óbito pelo Covid-19, o número de casos confirmados e disponibilidade de leitos. Por meio de vídeo, o Governador mandou um recado sobre a definição de medidas em caso de risco extremo.

“Estamos definindo medidas de risco extremo, pois já temos como é o funcionamento para o risco baixo, moderado e alto. Para o município evitar chegar ao risco extremo terá que reduzir sua letalidade e a incidência de coronavírus”. Disse o Governador Renato Casagrande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.