sexta-feira, abril 19, 2024
SAÚDE

Governador pede que capixabas se conscientizem para que o Estado não chegue à risco extremo

Texto: Rosi Lenk/Foto: Reprodução

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou nesta quarta-feira (10), mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, por meio de videoconferência. Renato Casagrande fez um apelo aos capixabas reforçando a importância do isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus. Afirmou  que o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (11), é uma oportunidade para se isolar.

Atualmente, não há municípios capixabas com a classificação de risco extremo. O Estado possui hoje, 36 municípios com risco alto e 42 com risco moderado. Segundo o governador, se a população não se conscientizar sobre a importância do isolamento social e a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 ultrapassar  90%, o cenário pode mudar e municípios terão medidas de risco extremo.

Renato Casagrande anunciou as medidas qualificadas que serão adotadas pelo Estado e municípios, caso a Matriz de Risco indique o grau de Risco Extremo. Diante disto estão previstas regras específicas de convívio social, funcionamento do comércio, indústria, do transporte público e dos limites de municípios visando a redução da interação social e como consequência, a diminuição do índice de transmissão do novo Coronavírus.

 

Para o caso de Risco Extremo foram anunciadas as seguintes medidas:

– Proibição de circulação entre 21h e 05h, exceto para os serviços essenciais, como emergências em saúde, emergências veterinárias, emergências em segurança pública e outras situações consideradas emergenciais ou essenciais;

– Profissionais de saúde, incluindo farmácias, segurança pública, vigilantes patrimoniais e segurança privada, assistência social para atendimento à população em situação de vulnerabilidade privada, assistência social para atendimento à população em situação de vulnerabilidade, funcionários de estabelecimentos essenciais e motoristas profissionais (necessário constar na CNH ‘apto para transporte remunerado’)

– Autorização de circulação para trabalhadores relacionados, anteriormente, será emitida pelo empregador no site da Prefeitura ou Estado com carimbo do CNPJ.

Sociais:

– Desconcentração da população fora do isolamento social por meio da estratégia de rodízio de grupos com divisão em dois grupos com dias pares e ímpares delimitados pelos números de CPF, exceto para o recebimento de benefícios sociais.

– Multa para o cidadão que transitar sem máscara ou fora do dia e horário permitido, portanto, todos devem transitar com ID e com CPF.

– Igrejas e tempos religiosos com permissão, apenas, de cultos e missas online.

– Proibição de frequentar espaços públicos (praias, calçadões, praças, parques e similares)

Comerciais:

– Fechamento total aos sábados e domingos, exceto serviços de saúde, farmácia e assistência social para atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

– Suspensão da atividade da construção civil.

– Abertura exclusiva dos estabelecimentos essenciais nos dias da semana.

 

VEJA ABAIXO TODAS AS MEDIDAS:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.