sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Frente fria provocada por ciclone no Sul do País chega ao ES; Marinha emite alerta para mar agitado

Prepare o edredom! A previsão é de que o friozinho deve continuar, pelo menos, até o final da semana no Espírito Santo

Foto: Lyandra Agrizzi

Uma frente fria associada ao ciclone extratropical, conhecido como “ciclone bomba”, que atingiu estados da região sul do país na terça-feira (30), poderá ser sentida pelos capixabas no Espírito Santo.

De acordo com a Marinha do Brasil,  a aproximação da frente fria, poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade de até 74 km por hora, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Guarapari, até a manhã de quinta-feira (02). Há também previsão de ressaca no mar, com ondas de até 4 metros no Estado.

Segundo a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),  as mudanças nas condições do tempo já vão ser percebidas no Espírito Santo na quinta-feira (02).

Há previsão de aumento de nuvens de chuva fraca em todas as regiões. São esperadas algumas aberturas de sol e um menor volume de chuvas apenas em alguns trechos das regiões Norte e Noroeste do Estado. Os ventos sopram como moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.

Na Grande Vitória, a temperatura mínima deve ser de 20 °C e máxima não passa dos 25 °C.

Na Região Sul, previsão de vento moderado no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas. Nas áreas altas, friozinho! A mínima será de 15 °C e máxima de 22 °C.

Na Região Serrana, aumento de nuvens e previsão de chuva fraca em alguns momentos. Nas áreas altas: mínima de 14 °C e máxima de 21 °C.

Na Região Norte,  previsão de chuva fraca em alguns trechos.  Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 29 °C.

Na Região Noroeste, aumento de nuvens ao longo do dia, com previsão de chuva fraca em alguns trechos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 29 °C.

Na Região Nordeste, aumento de nuvens e previsão de chuva fraca em alguns momentos. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 26 °C.

Navegação

A Marinha alerta aos navegantes que consultem as informações meteorológicas no endereço eletrônico e também na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, além do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Fonte: Redação FV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.