sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Sedu lança formação para professores em plataforma de apoio nacional

A Vivescer é uma plataforma gratuita para formação e troca entre professores.

A Secretaria da Educação (Sedu) lançou, na tarde desta segunda-feira (13), o Vivescer – plataforma gratuita de apoio pedagógico e desenvolvimento da dimensão socioemocional dos docentes das escolas estaduais e municipais do Espírito Santo. A ação é uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, agradeceu mais uma parceria que se inicia com o Consed e a Undime. “O regime de colaboração tem sido um ponto central na nossa gestão. Quero agradecer mais uma vez pela ação em conjunto, agora com esse apoio socioemocional aos professores”, disse.

Participaram do lançamento virtual o presidente da Undime-ES, Vilmar Britto, e as integrantes da equipe técnica da Plataforma Vivescer, Ana Flávia Castanho e Silvia Breim.

O secretário Vitor de Angelo lembrou, ainda, dos setores que estão à frente da ação na Sedu: o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e o Programa Sedu Digital. “As equipes estão trabalhando arduamente nesse apoio aos professores – a parte tecnológica, com a Sedu Digital, e a parte de formação, com o Cefope”, disse.

Silvia Briam, representante técnica da Vivescer, falou sobre os objetivos da plataforma, criada pelo Instituto Península. “Nesse momento de pandemia, o apoio ao professor foi de encontro ao que o Consed estava desejando, que é esse cuidado com os profissionais”, disse.

Como funciona?

Ao cadastrar-se na Vivescer e criar o seu perfil, o educador passa a fazer parte da comunidade: um espaço de reflexões e troca de ideias sobre a profissão. Nesse espaço, é possível fazer perguntas, compartilhar relatos e vídeos sobre a prática e trocar arquivos interessantes, como textos e planos de aula.

Além da comunidade, a Vivescer oferece quatro jornadas de aprendizagem: corpo, emoções, mente e propósito. Cada jornada é composta por quatro percursos de aprendizagem, que refletem as dimensões das experiências individuais, dos comportamentos, das relações e dos sistemas.

Saiba mais e cadastre-se em https://vivescer.org.br/

*Com informações da Sedu/ES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.