quinta-feira, março 28, 2024
SAÚDE

Estudantes e professores de Afonso Cláudio e outras 12 cidades no ES vão fazer teste de Covid antes da volta às aulas

O retorno às aulas presencias ainda estão sem data definida no Estado, e antes que elas retornem, a comunidade escolar será testada para o novo coronavírus em 13 cidades capixabas a partir da próxima semana. Irão participar do inquérito sorológico, professores e funcionários das redes estadual, municipal e privada.

Em entrevista coletiva nesta manhã de sexta-feira (18), a medida foi divulgada pelas secretarias estaduais da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu).

Os municípios onde o inquérito vai ocorrer são: Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Linhares, Colatina, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Alegre, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.

“Esses municípios fazem uma representação das microrregiões do Estado. É importante a adesão das famílias e da comunidade escolar ao inquérito”, explicou a Professora Cristiana Rocha, que participou da entrevista coletiva. A segunda parte do inquérito sorológico será feita após o retorno das aulas.

Aproximadamente, cerca de 5 mil estudantes e colaboradores, de escolas sorteadas, serão testados em cada etapa do Inquérito. Já os profissionais das escolas estaduais serão 100% testados.

“A partir da próxima semana vamos apontar os locais em que os trabalhadores vão coletar suas amostras de sangue, para que 100% deles sejam testados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Nésio Fernandes afirmou que não é possível esperar a vacina contra o coronavírus para a retomada das aulas presenciais. Segundo o secretário, no primeiro momento a imunização deve ser distribuída para pessoas maiores de 18 anos, o que deixaria sem proteção as crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com Fernandes, “não é correto pautar o debate de volta às aulas com base na vacina. Vacina não é testada em crianças”.

O secretário informou que as medidas de distanciamento, uso de máscaras e cuidados com a higiene, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), reduzem a probabilidade de risco para a transmissão da doença.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.