sexta-feira, abril 19, 2024
POLÍTICA

A menos de um mês das eleições, saiba quais regras o eleitor deverá seguir na hora de votar

Texto: Redação FV/Foto: Nelson Jr|Ascom

No dia 15 de novembro 2.810.132 eleitores espiritossantenses estarão aptos para ir às urnas e escolher seus representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Devido a pandemia do coronavírus, o período de votação foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 07 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 07 às 10 horas.

A Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral.

 

 

Dicas e regras

Os eleitores e trabalhadores do pleito devem seguir alguns procedimentos para garantir a segurança sanitária. Veja quais são:

> Distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores;

>> Apresentação do documento oficial com foto à distância;

>> Orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura;

> Higiene antes e depois do voto: quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

 

Robô virtual

O chatboot foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O programa, apelidado de Bel (Bot ELeitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.

A assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. A Bel também aceita comandos de voz.

Os eleitores podem conversar com a Bel pelo endereço eletrônico e interagir com a assistente virtual. Quem preferir também pode interagir pelo WhatsApp do TRE-ES. Basta adicionar o telefone 27 2121 8403 à lista de contatos, ou através deste link.

As informações são do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.