quinta-feira, março 28, 2024
CULTURA e TURISMO

Consulado honorário alemão é inaugurado em Domingos Martins

Texto: Julio Huber / Fotos: Julio Huber e Ana Paula Mill – Montanhas Capixabas

Descendentes alemães que moram no Espírito Santo e que precisam de serviços consulares, não precisam mais ir até o Rio de Janeiro. Foi inaugurado oficialmente ontem (26), em Domingos Martins, o Consulado Honorário da República Federal da Alemanha.

O Consulado irá funcionar na Casa da Cultura, em Campinho, Sede de Domingos Martins, e atenderá moradores de todo o Estado. O cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin, participou da cerimônia de lançamento da unidade capixaba. A alemã Jenny Sander, que mora desde 2016 em Domingos Martins, será a cônsul honorária responsável pelo atendimento aos capixabas e aos alemães que moram ou estejam visitando o Estado.

O cônsul geral Dirk Augustin explicou que além da embaixada alemã no Brasil, que fica em Brasília, há ainda os consulados gerais no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Entretanto, segundo ele, devido ao tamanho geográfico do Brasil, há ainda cerca de 12 consulados honorários, ligados aos quatro consulados gerais.

Consulado honorário alemão é inaugurado em Domingos Martins“Precisamos de pessoas que possam nos ajudar em cada canto do Brasil, em termos de emissão de passaportes alemães, na divulgação da cultura, no atendimento aos alemães e descendentes, entre outros serviços oferecidos pelo governo alemão. Precisávamos de alguém no Espírito Santo, e escolhemos Domingos Martins para sediar nossa unidade”, contou o cônsul.

O cônsul geral elogiou o município, que ele ainda não conhecia. “Achei a cidade muito acolhedora e bonita. Vamos buscar formas de apoiar a cônsul honorária para divulgar o município e a cultura tão rica que aqui existe, para atrair cada vez mais turistas e conservar a cultura. O Espírito Santo é tão bonito, mas pouco divulgado. Há belezas naturais que poucas pessoas conhecem. Posso dizer que na Alemanha e em outros países quase ninguém conhece”, destacou.

Dirk Augustin comentou que ele tentará uma agenda com o governador do Estado, Renato Casagrande, para tratar de futuras parcerias entre o Espírito Santo e a Alemanha. “É muito importante conservar a cultura dos imigrantes que se esforçaram para construir uma vida aqui. Vamos buscar formas de apoiar projetos de parcerias”, reforçou.

A cônsul honorária Jenny Sander, que é a representante oficial da Alemanha no Espírito Santo, destacou todos os serviços, como pedidos de passaporte alemão, processos de cidadania, emissão de certificados, autentificações de documentos, registros de nascimentos e casamentos, apoio a alemães que visitam o Estado, entre outras atividades que serão possíveis diretamente em Domingos Martins.

Consulado honorário alemão é inaugurado em Domingos Martins 7“Nos últimos anos, tudo isso era feito no Rio de Janeiro. Com nosso consulado honorário, esses serviços serão resolvidos aqui mesmo. Também vamos trabalhar para realizações de intercâmbios e projetos culturais, turísticos, ambientais, econômicos e comerciais entre a Alemanha e o Espírito Santo”, reforçou Jenny Sander.

O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, disse que a Prefeitura está à disposição para contribuir no que for preciso para a manutenção do consulado honorário. Ele também destacou que a integração do município e do Estado com a Alemanha será reforçada.

“A vinda do consulado alemão é muito importante, principalmente porque saiu da capital do Estado e veio para o interior, mais próximo dos descendentes. Temos que valorizar nossa cultura dos antepassados que tanto fizeram para transformar a nossa região. Podemos fomentar importantes projetos para o Estado”, disse o prefeito.

Consulado honorário alemão é inaugurado em Domingos Martins 3Por enquanto, devido à pandemia da Covid-19 (coronavírus), os atendimentos estão sendo agendados por e-mail ou por telefone. Uma placa será instalada na Casa da Cultura, onde funcionará uma sala para atendimento presencial. Os atendimentos podem ser feitos pelo e-mail: vitoria@hk-rio.diplo.de ou pelo telefone: (27) 99618-1623.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.