quinta-feira, março 28, 2024
SAÚDE

Afonso Cláudio inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais de saúde e idosos do asilo

Fotos: Robson Brum-Ascom PMAC/Divulgação

A Prefeitura de Afonso Cláudio começou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21), logo após receber da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), as 192 doses da vacina Coronavac, que imuniza contra o novo coronavírus.

Nesta primeira fase, em concordância com a Resolução CIB 007/2021, serão vacinados os idosos do Asilo Ninho de Amor, uma parcela de seus funcionários e, ainda, uma parcela dos funcionários do Hospital São Vicente de Paulo e das Unidades Básicas de Saúde Hilton Lopes Vieira e Francisco Xavier de Azeredo, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

A primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 53 anos que trabalha no setor de imunização. Selma Gabrecht, que faz parte do quadro de funcionários da prefeitura a 29 anos, recebeu a primeira dose da vacina às 11hs da manhã de hoje.

A aplicação foi acompanhada pelo prefeito Luciano Pimenta, o vice Stewand Schultz e pela Secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes. Além da Selma, outros profissionais que atuam na linha de frente também já estão sendo imunizados.

Para o prefeito Luciano Pimenta, o início da vacinação traz conforto e aumenta a esperança de dias melhores.

“Com a chegada da vacina a esperança de dias melhores só aumenta. Hoje é um dia histórico, que deixa um ânimo para a população e um sentimento de conforto após tudo que passamos em 2020. Vamos manter os cuidados e ter fé que com a imunização se inicia o fim da pandemia.” disse.

A secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes, falou da felicidade do momento e lembrou do anseio da população pela vacina.

“Hoje estamos muito felizes com a chegada das primeiras doses, tão esperadas pela população. É um imunizante que tem uma importância de magnitude enorme para o fim do sofrimento de todos. Demos o pontapé inicial e torcemos para que as novas doses cheguem rápido, para que possamos avançar com a vacinação em todo o município”. ressaltou.

Por volta das 13h a equipe do Programa Municipal de Imunização, deu início a vacinação no Asilo Ninho de Amor, no bairro São Vicente. O primeiro idoso imunizado foi Jairo de Vargas Martins, 86 anos. O asilo conta com 58 residentes e todos receberão a primeira dose nesta primeira etapa.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emily Tonoli, lembra que neste primeiro momento não haverá vacinação nas unidades de saúde do município, já que a equipe de imunização se deslocará até os locais designados para efetuar a aplicação das doses.

“Neste momento chegaram 192 doses e a vacinação se concentrará em um grupo prioritário definido pelo plano nacional de imunização. A população pode se tranquilizar que, segundo o Governo do Estado, as próximas remessas da vacina logo estarão chegando, pra que também seja iniciada a imunização dos próximos grupos prioritários, e assim por diante. A Secretaria de Saúde estará fazendo novas orientações a cada nova remessa, que está programada pra acontecerem na forma de agendamento”. destacou Emily.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe de imunização está realizando uma força tarefa para que todas sejam aplicadas até está sexta-feira (22). Serão vacinados 58 idosos residentes e 20 profissionais do Asilo Ninho de Amor, 48 profissionais do Hospital São Vicente, 08 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e 58 profissionais das Unidades de Saúde do Centro e São Vicente, que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

Com informações da PMAC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.