quinta-feira, março 28, 2024
AGRONEGÓCIO

Seag e Sebrae dão início às oficinas do Agrolegal para empreendedores rurais

Na tarde da última terça-feira (20) ocorreu a primeira das 20 oficinas do Agrolegal, que estão sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e pesca (Seag), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). Os eventos são destinados principalmente a empreendedores rurais, e serão realizados em formato on-line.

Nessa primeira oficina, os temas abordados foram: análise de gastos, formação de preço de venda, custos fixos e custos variáveis. “A participação nas oficinas permitirá a melhoria da gestão dos empreendimentos, eles aprenderão sobre custos de produção, atendimento ao cliente, melhorias dos canais de comercialização, vendas por redes sociais, entre outros diversos assuntos ligados ao empreendedorismo”, ressaltou o coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Seag, Jackson Fernandes.

O programa Agrolegal existe desde 2013 e tem o objetivo de promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e dos empreendedores rurais por meio de oficinas que abordarão temas como identidade visual, design de rótulos, adequação à legislação sanitária, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo.

“O projeto é fundamental para preparar os empreendimentos para acompanharem as tendências de consumo, como a valorização dos produtos locais, além de apoiar para que sejam feitas adequações para o atendimento à legislação. São diversos títulos que foram cuidadosamente selecionados com o propósito de impulsionar os negócios em direção ao melhor desempenho possível”, explicou a assessora da Diretoria do Sebrae/ES, Christiane Barbosa e Castro.

A assessora lembrou que as oficinas foram adaptadas para acontecerem on-line. “Isso possibilita que os empreendedores se capacitem mesmo no atual momento, então, é uma grande oportunidade. Também parabenizo o Adriano Matos Rodrigues, gestor do projeto pelo Sebrae pelo brilhante trabalho à frente do projeto”, destacou.

As agroindústrias que se cadastraram no Agrolegal receberão ainda consultorias tecnológicas a partir de maio. As consultorias são voltadas principalmente para a melhoria da identidade visual dos produtos, adequação dos rótulos e orientação para o registro dos empreendimentos junto aos órgãos sanitários.

Com informações da Seag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.