sexta-feira, abril 19, 2024
GERAL

Escola de Brejetuba cria o ‘Fórum Integrado do Conhecimento’

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Jorge, localizada em Brejetuba, criou o “Fórum Integrado do Conhecimento”, com o objetivo de aproximar os alunos de suas vivências. Com foco na contextualização do ensino em sala de aula, a escola vem trabalhando com os alunos, por meio desses fóruns que possibilitam a participação em lives, palestras e debates.

A iniciativa de realizar os fóruns partiu da necessidade de oferecer atividades que envolvessem os alunos, diante da realidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e, ao mesmo tempo, contemplar um tema que considerasse o cotidiano dos mesmos. No 1º trimestre deste ano, o Fórum teve como tema “O agronegócio em destaque na economia em 2020”. O trabalho foi realizado via Google Meet, com a participação de especialistas e técnicos no assunto.

“Foi um aprendizado e tanto, pois no Fórum mostraram dicas maravilhosas que podemos pegar e implantar nos nossos dias. Foram passadas centenas de informações que peguei uma por uma e, no presente momento, já estou botando em ação, aproveitando este momento de colheita. Quero muitíssimo agradecer a todas as pessoas empenhadas neste fórum”, disse o aluno Henrique da Costa Silva.

Já o professor Davi Gonçalves Ferreira Napomuceno contou como foi a organização da ação. “Fizemos um fórum híbrido falando do sucesso do agronegócio em 2020, principalmente para mostrar aos alunos que eles estão no lugar certo e na hora certa, ou seja, eles estão no interior e na escola. Antes, o pensamento era ‘parar de estudar para trabalhar na roça’. Hoje, deve ser ‘eu vou estudar e me qualificar para continuar na roça’, pois o agronegócio é um setor que está em crescimento, gerando renda e trazendo riquezas ao País. Muitos alunos da nossa comunidade têm vontade de sair, estudar e não retornar. O objetivo do nosso Fórum foi mostrar para os alunos que eles podem estudar, se qualificar e gerar renda no local onde moram. Penso que o nosso objetivo foi alcançado, pois os alunos participaram ativamente das palestras e, após o Fórum, alguns nos procuraram querendo saber mais sobre o assunto e conversar com os palestrantes”, contou o docente.

A diretora Jormi Maria da Silva, da Escola São Jorge, também falou da importância do Fórum. “O ‘Fórum Integrado do Conhecimento’ é uma ação pedagógica da nossa escola, que tem o objetivo de promover o trabalho interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento — Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. O foco principal é a abordagem de diversos temas integradores, com o objeto de conhecimento na promoção da aprendizagem, constituindo significados, considerando a vida cotidiana de nossos alunos e a realidade na qual nossa escola está inserida. Sendo assim, o tema elencado neste 1º Fórum foi totalmente coerente com a realidade de nossos alunos e de suas famílias, que atuam na produção agrícola, principalmente na lavoura de café, sendo o carro-chefe da economia local em nosso município”, ressaltou.

A diretora enfatizou outro ponto importante da ação. “Temos destaque na apropriação dos recursos tecnológicos a favor da aprendizagem via ensino híbrido, pois esta ação também possibilita a integração dos alunos do presencial com os alunos optantes pelas aulas remotas, de forma simultânea, por meio de live, utilizando a ferramenta Google Meet. A ação tem garantido o enriquecimento curricular de forma dinâmica, promovendo a valorização da cultura local, a apropriação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e a aplicabilidade do Novo Currículo Capixaba, por meio dos Temas Integradores, fomentando o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem”, disse.

Com informações da Sedu/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.