sexta-feira, março 29, 2024
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Escola de Brejetuba utiliza ferramenta para desenvolvimento de raciocínio lógico em aulas de Matemática

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, trabalhou com os estudantes a prática experimental em matemática “Quadrado Mágico”. A prática foi desenvolvida com todas as modalidades: Ensino Fundamental, Ensino Médio e técnico em Administração.

Os quadrados mágicos constituem uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico, contribuindo para a formação do senso de organização numérica em relação à utilização de operações matemáticas na busca por resultados pré-determinados. O jogo matemático consiste na disposição correta dos números de acordo com o quadrado fornecido e permite várias estratégias de resolução.

“Por exemplo, ao utilizarmos um quadrado de ordem três por três, temos ao todo nove células a serem preenchidas com determinados algarismos, sem repetição. A soma dos números em todas as horizontais, verticais e diagonais devem ser iguais a um determinado valor”, explicou a professora Evander Gomes da Silva.

Segundo a pedagoga Adriana Aparecida Vieira Alexandre, a atividade metodológica despertou o interesse dos alunos e foi possível fazer uma relação entre o ensino e a aprendizagem, resultando em um conhecimento prazeroso. “Nessa perspectiva, com as diferentes tendências metodológicas da educação, observamos que a investigação contribuiu para que os alunos se sentissem mais motivados nas aulas de matemática e, de fato, participassem ativamente da mesma”, disse.

As professoras Andressa Aparecida Medeiros e Kely Aline Caçandre Pinto também colaboraram com a atividade.

Com informações da Sedu/ES

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