sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Temperaturas vão cair ainda mais com chegada de massa de ar polar ao Estado

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As temperaturas caíram nesta quarta-feira (30), mas a previsão é que faça ainda mais frio, na quinta-feira (1°), quando chega a massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Sul do País e fez até nevar em algumas cidades. Vitória chegou a registrar, hoje (30), 18°C, segundo o Instituto Climatempo.

Em entrevista ao Tribuna Online, o coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, informou que a expectativa é que, na quinta-feira (1°), a região Serrana registre a temperatura mínima de 4°C, batendo o recorde de dia mais frio do ano.

Hugo explicou ainda que as temperaturas e as condições climáticas mudaram em todo o Estado, nesta quarta-feira (30), por conta de uma frente fria que passa pelo Estado. Por isso, todas as regiões capixabas registraram:

  • Formação de nuvens;
  • Chuva fraca ao longo do dia (com menos frequência nas regiões Norte e Noroeste);
  • Queda de temperaturas máximas;
  • Vento com intensidade moderada a forte.

Na Grande Vitória, por exemplo, a temperatura mínima foi de 18°C e máxima de 26°C, enquanto na região Serrana, a mínima chegou a 14°C e máxima de 23°C.

Chegada da massa de ar polar

Já na quinta-feira (1°), a frente fria se afasta do território capixaba, em direção à Bahia, o que diminui as nuvens no Espírito Santo. Sem o sistema frontal, a massa de ar polar vinda do Sul consegue entrar no Estado e derruba mais ainda as temperaturas.

Para os municípios da região Serrana, por exemplo, a expectativa é que a mínima chegue a 4°C, com máxima de 22°C. De acordo com Hugo, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima das demais regiões capixabas não deve passar de 10°C. Na Grande Vitória, a mínima vai ser de 16°C e máxima de 26°C.

“A expectativa para a Grande Vitória é que as temperaturas não caiam tanto quando na região Serrana, mas elas devem ficar baixas mesmo assim”, afirmou o coordenador de meteorologia do Incaper.

Além do frio, na quinta-feira (1°), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia, no litoral capixaba e ainda pode haver formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana.

Os ventos atingem velocidade moderada no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas no litoral norte, e os índices de Umidade Relativa do Ar também pode sofrer alteração e ficar em torno dos 30% em alguns pontos da região Sul.

 

Com informações da Tribuna Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.