sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Escola de Itaguaçu realiza exposição de mapas históricos brasileiros

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, situada na cidade de Itaguaçu, vem, ao longo deste mês de julho, ofertando a seus estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil por meio dos mapas. Com mais de 50 reproduções, a ação representa uma verdadeira cronologia gráfica do Brasil.

A coleção, que decorre por quatro séculos, começa nos primórdios europeus, passando pela cartografia brasileira inaugurada com a chegada da Família Real ao Brasil até os primeiros mapas políticos do século 20, mostrando explicitamente as mudanças ocorridas nas fronteiras do nosso território.

O professor de Geografia e responsável pela ação, Wander Zanotti, destaca que os mapas históricos traçam a história gráfica do Brasil, nos quais cartógrafos e geógrafos foram registrando a conquista de um continente, partindo do litoral para o interior, dos mapas imprecisos e incompletos à perfeita representação, eles definiram a imagem de um grande país.

“Iniciamos com o mais antigo mapa conhecido do Brasil, o mapa de Cantino, fragmento do Planisfério Português de autor anônimo, confeccionado clandestinamente por solicitação de Cantino, um comerciante e espião que contrabandeou segredos de estado portugueses para a Itália e mostra o que os portugueses conheciam do Brasil no ano de 1502. A faixa litorânea aparece com muitas informações e o mapa possui uma bela arte com florestas e araras da terra de Vera Cruz”, explicou Zanotti.

Com informações da Sedu/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.