quinta-feira, março 28, 2024
POLÍCIA

Operação RH: Deccor prende ex-funcionário de instituição filantrópica suspeito de desviar R$ 1 milhão

Foto: ilustrativa/Agência Brasil

A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), com o apoio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano deflagrou, na última sexta-feira (24), a Operação “RH”, que resultou na prisão de um homem de 36 anos, no distrito de Soído de Baixo, em Marechal Floriano.

As investigações apontam que o detido teria causado um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão à Irmandade Santa Casa de Misericórdia, onde era gerente de Recursos Humanos. O esquema de desvio de verbas contava com três caminhos distintos: a inserção de gratificações a funcionários reais; a admissão de funcionários “fantasmas”; e o desvio de valores em espécie.

A operação RH ocorreu a partir de notícia apresentada pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, em setembro de 2020. A investigação contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério Público Estadual (LAB-MPES).

Segundo os levantamentos, o desvio de dinheiro começou em 2019. Com a pandemia da Covid-19, o esquema passou a incluir os funcionários fantasmas. “Os funcionários fantasmas recebiam os valores e repassavam para o principal operador, que é o ex-funcionário do hospital. Ele era o gerente do RH, era de confiança e era responsável por admitir os funcionários, e por meio da função, ele conseguia inserir funcionários fantasmas, no início da pandemia. Colaborou para isso o fato de várias instituições aderirem ao trabalho remoto, e essa circunstância o proporcionou a realização desses crimes”, explicou o titular da Deccor, delegado Janderson Lube.

Para a contratação de funcionários fantasmas, o ex-gerente contou com o apoio de um morador de Marechal Floriano, que está foragido. O suspeito indicava os nomes das pessoas a serem contratadas como fantasmas. No total, 15 pessoas estão sendo investigadas por suspeita na participação nos esquemas. O Inquérito Policial segue em andamento e apura crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Com informações da Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.