sexta-feira, março 29, 2024
GERAL

Alunos de Afonso Cláudio participam de projeto sobre lugar, fotografia e poesia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada em Afonso Cláudio, realizou o projeto “Eu, um Lugar, Fotografia e Poesia”, como ação do programa Circuitos de Gestão. Após orientações das professoras Maria da Gloria Lôvo Pires e Rita Lucia Telles, os estudantes deveriam escolher um lugar relevante para eles, para registro fotográfico e produção de poesia sobre aquele ambiente.

“Nesse processo, usamos a tecnologia e a escrita como meio de expressar ideias, sentimentos, contando histórias por meio das linguagens verbal e não verbal, sendo a fotografia e a poesia”, explicou a professora Maria da Gloria Lôvo Pires.

O projeto teve como objetivo dar a oportunidade de compreender a importância das linguagens, para se expressar e se comunicar com o outro e com o mundo, compreendendo a linguagem como meio de comunicação, aprimorando a apreciação estética, a leitura de imagem e interpretação, bem como explorar imagens relevantes na realidade de cada estudante. “Os alunos experimentaram diferentes formas de expressão artística, tecnológica e escrita, no mesmo trabalho, proporcionando ao aluno ser protagonista do seu trabalho e sua experiência estética”, afirmou a professora Rita Lucia Telles.

Foi produzida uma instalação artística, inspirada na obra “O Grande Núcleo”, de Hélio Oiticica, com os poemas e fotografias. “A oportunidade de divulgarmos nossos pensamentos foi incrível, creio que não somente eu penso assim. A escola, ao nos dar oportunidades para nos expressar, é um ótimo caminho. Em meu projeto expressei meus pensamentos sobre as nuvens”, disse o aluno Breno Ferreira Lopes.

“Assim encerramos a nossa ação interdisciplinar do projeto, percebendo que o objetivo proposto foi alcançado. Sendo assim, quando trabalhamos em consonância entre conteúdos e componentes curriculares, professores e aluno, o conhecimento adquirido é recebido de forma satisfatória e prazerosa”, avaliou Maria da Gloria Lôvo Pires.

Com informações da Sedu/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.