sexta-feira, novembro 22, 2024
SAÚDE

Quarentena é estendida e novas medidas de restrição são tomadas no Espírito Santo

Foto: Reprodução

Durante um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (25), O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou que a quarentena para tentar conter o avanço da Covid-19, que terminaria no próximo dia 31, será estendida até o próximo dia 4, domingo de Páscoa. A partir deste domingo (28), o transporte público será paralisado em todo o Espírito Santo e haverá novas restrições nos comércios que hoje são considerados essenciais. O governador explicou que essas medidas mais rígidas precisaram ser tomadas devido ao aumento de casos de pessoas com Covid-19 e pelo aumento do número de mortes pela doença.

A contar do próximo domingo (28), comércios atacadistas, lojas de material de construção, casas de autopeças, oficinas mecânicas, agências bancárias e casas lotéricas não poderão funcionar até o dia 4 de abril, A única exceção, para as instituições bancárias, será o atendimento aos beneficiados pelo auxílio emergencial (seja do Governo Federal, do Estado ou dos governos municipais).  Pesca no mar também será proibida. O transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e da Região Metropolitana serão paralisados. A rodoviária de Vitória ficará fechada por uma semana e também não haverá transporte ferroviário.

O governador explicou como será o transporte dos funcionários das empresas que ficarão abertas nesta semana: “As empresas que ficarão abertas, como farmácias e supermercados, serão responsáveis pelo transporte de seus funcionários. As unidades de saúde e serviços de emergência continuarão funcionando, assim como a vacinação contra a Covid-19. A partir do dia 5, voltaremos com matriz de risco, com o mapa semanal de classificação dos municípios, como ocorria anteriormente”.

“Precisamos reduzir a transmissão do vírus, que está mais letal e contaminando muito mais rápido as pessoas. Com a paralisação do transporte coletivo e a redução da circulação das pessoas, reduziremos a transmissão e também aliviaremos o sistema de saúde de outras enfermidades e de acidentes de trânsito”, explicou Casagrande.

O governador ainda lembrou que as unidades de pronto-atendimentos nos municípios estão no limite.  A pressão sobre o sistema de saúde é muito forte e a média móvel de mortes está crescente. Nos últimos 14 dias, a média móvel no Estado é 31 óbitos por dia, atingindo pessoas de todas as idades. Casagrande ainda alertou sobre a variante do vírus que é muito mais agressiva.

“Às vezes, essas medidas não têm a compreensão de todos, mas precisamos conversar com nossas famílias e analisar a situação em que estamos passando. Temos que ser soldados para combater essa guerra juntos. Precisamos levar dignidade e salvar a vida dos capixabas”, disse Casagrande.

Leitos de UTI:

No último dia 1º de março, o estado tinha 724 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Hoje já são 819. Mesmo com o aumento do número de leitos para pacientes com a doença, a taxa de ocupação permanece acima de 90% há uma semana.

O número de pessoas internadas também cresceu muito. “Nesses 24 dias, abrimos quase 100 leites de UTI, mas o número de pessoas internadas em estado grave passou de 525 pacientes, para 750. Houve um acréscimo de 225 pacientes nesse período. Hoje temos 1.626 leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19, e queremos chegar a 2 mil até o final de abril. Esse será o maior quantitativo per capta do Brasil de leitos para pacientes com Covid”, afirmou p Governador.

Vacina para profissionais da Educação e segurança pública:

A partir de 15 de abril, com a reserva técnica dos lotes de vacinas (aqueles 5% que temos de reserva técnica), que chegarão a partir desta data, nós passaremos a vacinar profissionais da segurança pública e profissionais da Educação. Começando sempre dos de mais idade para aqueles de menos idade”. Disse Casagrande.

O Governador faz um apelo a quem nega a gravidade da doença e pede mais empatia:

Quem ainda não compreendeu a importância deste momento, o que significa o que a gente está vivendo neste momento, é importante que possa sentar com sua família e faça uma reflexão. O que é mais importante neste momento? É bom que a gente tenha as condições para dar dignidade às pessoas. As pessoas precisam ter um atendimento adequado. Imagine como é indigno chegar numa hora em que precisar de um leito de UTI e de enfermaria e não encontrar esse leito, perder a vida de um ente querido e de uma pessoa amiga na porta de um hospital sentado em uma cadeira! Isso é o que as pessoas estão passando pelo Brasil. Eu não quero isso para nenhum brasileiro, para nenhuma pessoa do mundo, mas não quero isso para nenhum capixaba”.

“Queremos chegar ao final desse processo com as pessoas imunizadas, vacinadas, e com essa chegada das vacinas a gente possa ter a liberdade que estamos procurando há mais de um ano. Essa liberdade exige que tenhamos disciplina. Ninguém tem liberdade sem sacrifício. Para ter liberdade tem que ter sacrifício, disciplina e comprometimento, responsabilidade. Principalmente empatia. Se preocupar com a gente mas se preocupar com outras pessoas. Essa é a razão das medidas que estamos tomando e a razão para eu vir até vocês e pedir a colaboração para salvar a vida dos capixabas”. Conclui Renato Casagrande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.