quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Moradores salvam gato de ataque de cobra jibóia em Marechal Floriano

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira e divulgação – Montanhas Capixabas

Uma jibóia, de denominação científica “Python regius”, provocou susto em alguns moradores que passaram na manhã desta quinta-feira (13), pelo Bairro Poço Fundo, conhecido por “Rua da Linha”, em Marechal Floriano.

Moradores salvam gato de ataque de cobra jibóia em Marechal FlorianoA peçonhenta, que é isenta de venenos, estava atravessada na linha férrea da antiga Leopoldina e atacando um gato. Moradores da região ouviram o miado do gato e se depararam com a cobra tentando comer o gatinho. Com muita dificuldade e usando pedaços se madeira, moradores conseguiram libertar o gato das presas da cobra, que em seguida foi capturada por moradores e libertada em uma mata.

O morador Eder Simões Martins, que passava pelo local, foi um dos primeiros a reconhecer a cobra como uma jibóia, pela fisiologia da peçonhenta. A cobra havia capturado o gato e Eder Martins acabou tirando-o da boca da cobra.

“Estava andando pela linha e repentinamente me assustei quando observei que havia uma cobra com um gato aprisionado entre as presas e até provar que era uma jibóia, que não atacaria com veneno, precisei correr”, disse sorridente Simões, que entrou em contato com a Polícia Ambiental.

Outra pessoa que passou por um susto semelhante foi o ajudante de carpinteiro Aldemir de Andrade, que também reside na mesma região. “Quando vi a cobra na linha com um gato atravessado na boca, me assustei demais e apesar de já ter visto outras semelhantes concluí que se tratava de uma jibóia que não é venenosa”, disse.

Outra pessoa que se assustou com a jibóia foi Laion Daniel, que pedalava a sua bicicleta com o filho e foi obrigado a parar para observar a peçonhenta. “A jibóia já faz parte da nossa região devido às florestas do bairro e, por isso, mesmo a identificando, fiquei de longe por causa do meu menino”.

A moradora Ursulina Huber se desesperou ao ver o ataque da cobra. Ela contou que após o gato ser libertado da boca da cobra, ela aparentava estar com uma das pernas quebradas. Ela contou a dona do gatinho o levaria para tratamentos veterinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.