quinta-feira, novembro 21, 2024
SAÚDE

Covid-19: Vacina para crianças ainda este ano

Secretário de Saúde diz que autorização para aplicar Coronavac em crianças a partir de 3 anos pode ser dada até dezembro

Nésio: “Será lindo poder vacinar minha filha, Anita, de 3 anos de idade”. Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, afirmou, em uma rede social, que ainda este ano pode ocorrer a autorização e disponibilidade da vacina Coronavc para aplicação em crianças.

O comentário do secretário aconteceu após a agência reguladora nos Estados Unidos (FDA, em inglês), autorizar o uso da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos de idade.

“Podemos ser positivamente surpreendidos com a autorização e disponibilidade da Coronavac para crianças ainda em 2021 no Brasil. Será lindo poder vacinar minha filha, Anita, de 3 anos de idade”, comemorou.

Nésio disse ainda que o País tem uma vacina de produção nacional, feita pelo Instituto Butantan.

“Já virou praticamente um consenso na comunidade científica que vacinas de vírus inativado (como Coronavac) deveriam ser as preferenciais para as crianças”.

De acordo com o secretário, “a autorização do uso da Pfizer em idades pediátricas, nos países centrais, caminha para uma corrida do primeiro mundo”.

Ele ressaltou que mesmo que a aplicação da Pfizer em crianças seja autorizada este ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a disponibilidade da vacina no Brasil deve ocorrer somente no ano que vem.

Vale lembrar que esta semana a Pfizer confirmou que pedirá à Anvisa autorização para aplicar vacina contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O pedido será enviado em novembro.

Nos Estado Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos EUA, ainda precisa dar seu aval e estabelecer os protocolos dessa futura etapa de vacinação. A previsão é de que a vacina possa ser aplicada a partir desta semana, com uma dosagem de um terço da usada nos adultos.

No Brasil, a vacina da Pfizer é a única autorizada para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

Quanto à Coronavac, em agosto o Butantan pediu à Anvisa para liberar a vacina para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, porém a agência negou o pedido por alegar “não ser possível concluir sobre a eficácia e a segurança da dose nessa faixa etária”.

Na ocasião, o Butantan afirmou que forneceria “o mais breve possível dados adicionais solicitados pela Anvisa” para a liberação.

Com informações da Tribuna Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.