Festa da Polenta retoma programação nesta quinta-feira (13) em Venda Nova do Imigrante
No 1º final de semana, cerca de 15 mil pessoas participaram do evento
A maior festa da cultura italiana do Espírito Santo teve início com o pé direito em 2022! Quase 15 mil pessoas lotaram o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante, no primeiro fim de semana da 44ª Festa da Polenta.
Muitos turistas de várias partes do país, além de várias famílias da cidade e região, se divertiram ao som de “La Bella Polenta” e outras canções típicas dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade. O ponto alto da Festa, como de costume, foi o tradicional ‘Tombo da Polenta’ que reuniu uma multidão ansiosa para registrar o momento.
Ao total, foram sete ‘Tombos da Polenta’, de acordo com Elio Camata, um dos coordenadores da atração. “Em cada tombo são preparadas mais de uma tonelada de polenta. Nos três dias do primeiro fim de semana da Festa fizemos quase oito toneladas de Polenta”, contou Camata.
O ‘Tombo da Polenta’ começa a ser preparado, aproximadamente, cerca de três horas antes de ser despejado do panelão gigante. Após ser despejada em uma caixa térmica também gigante, a polenta é encaminhada para a cozinha da Festa onde será vendida. Toda a polenta consumida durante a Festa é preparada no panelão.
Além da principal atração da Festa, o evento também contou com shows de artistas locais e da sertaneja Lauana Prado que agitou a noite de sábado. Em entrevista para as redes sociais da Festa da Polenta, a cantora destacou a importância do voluntariado realizado no evento “É muito bacana ver a sociedade engajada em um evento tradicional, que faz parte de tantas gerações, é lindo ver tudo se concretizar, fazer parte disso é uma hora, com certeza”, destacou Lauana Prado.
“A Festa atendeu o público que esteve no Polentão e foi um sucesso! Foi tranquila e ofereceu um ambiente agradável para todos. Muitas famílias e pessoas de vários lugares do Brasil puderem participar com a gente dessa linda homenagem aos nossos antepassados. E semana que vem tem mais!”, comemorou o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize.
Eleição da Rainha
A 44ª Festa da Polenta teve início na noite de sexta-feira (07) com a abertura oficial do evento e a 31ª eleição da Rainha e Princesas da Festa. Pietra da Costa Simoni foi eleita a Rainha da Festa e Lavínia Pizzol Pasinato e Agnes Minete Araújo, 1ª e 2ª Princesas, respectivamente.
Na abertura oficial do evento, que aconteceu pouco antes do tradicional desfile, o presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize, proferiu um discurso emocionante e homenageou Paulo Mazzoco, presidente antecessor que faleceu em abril deste ano, vítima de um acidente automobilístico. Uma foto de Paulinho, como era carinhosamente chamado, foi exibida em um telão. A imagem foi uma das últimas registradas dele.
Após emocionante discurso, o presidente da Afepol recebeu das mãos do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulo João Paulo Schettino Mineti, a chave da cidade, ato simbólico tradicional que acontece em todas as edições do evento.
A banda Groove, de Venda Nova do Imigrante, encerrou a primeira noite do evento de forma muito animada!
Segundo fim de semana de Festa
A tradicional Festa da Polenta continua no próximo fim de semana, de 13 a 16 de outubro, no o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova.
Além do aclamado ‘Tombo da Polenta’, de diversas atrações culturais locais, comidas típicas e homenagens aos imigrantes italianos, o evento traz ainda o show nacional com Eduardo Costa, no sábado (15), às 23h30, e o inédito ‘Musical Le Belle Storie Della Nonna’, nos dias 13 e 14 de outubro, às 20h.
No musical, aerão mais de trezentos artistas em um único palco! Orquestra, banda, corais, grupo de dança típica, atores, cantores de ópera e populares, além de figurantes vão retratar, em cerca de uma hora e meia, a história, o cotidiano e os costumes dos primeiros imigrantes que chegaram em Venda Nova do Imigrante.
Pela primeira vez na programação da maior Festa da cultura italiana do Espírito Santo, o espetáculo foi criado pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti, cantor lírico de renome internacional, especificamente para o evento. “No total serão 320 artistas, com ênfase em coro infantil de 200 crianças e adolescentes das escolas públicas do município, criado especialmente para o musical”, explicou o maestro.
Os ingressos para o segundo fim de semana da 44ª Festa da Polenta podem ser adquiridos por meio do link eletrônico (www.tiketo.com.br/evento/351), na Novatec e Farmácia Santa Terezinha, do bairro Vila Betânia, em Venda Nova, e, nos dias do evento, também haverá vendas na bilheteria da Associação Festa da Polenta (Afepol).
“Assim como foi no primeiro fim de semana, estamos esperando muita gente alegre e animada em nos ajudar a manter viva a nossa cultura! A Festa da Polenta, além de ser o maior evento da cultura italiana do nosso Estado, também é um dos maiores exemplos do voluntariado e da filantropia! A Diretoria e todos os voluntários vêm trabalhando muito desde o início do ano para que seja, mais uma vez, uma festa linda para toda a família!”, destacou Edésio Minet Zavarize, presidente da Afepol.
A Festa da Polenta é realizada por mais de 1.500 voluntários que trabalham o ano inteiro para que as famílias de Venda Nova e os turistas sejam muito bem recebidos. Parte do lucro da Festa é destinada ao Hospital Padre Máximo, que também atende pacientes de outros munícipios da região, para a APAE e outras instituições da cidade.
Immigranti, tutti insieme!
A 44ª Festa da Polenta tem como tema “Imigrantes, todos juntos!” (“Immigranti, tutti insieme!”), com o objetivo de incentivar a união entre os povos. A sugestão foi ideia do saudoso então presidente da Afepol Paulo Mazzoco e a diretoria optou por mantê-la, até mesmo em homenagem a ele, que faleceu repentinamente em um acidente de moto no fim de abril.
“Os ensinamentos deixados por ele sempre estarão presentes. O Paulo era um visionário, porém com o pé no chão. Fazia de tudo para ver o melhor acontecer para a Festa da Polenta e todos os eventos realizados pela Afepol. Seu amor por manter viva a cultura dos primeiros imigrantes italianos de Venda Nova era notado em todo lugar que passava”, relembrou Edésio.
Serviço:
44ª FESTA DA POLENTA – IMIGRANTES, TODOS JUNTOS! (IMMIGRANTI, TUTTI INSIEME!)
SEGUNDO FIM DE SEMANA: 13 a 16 de outubro
LOCAL: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), Venda Nova do Imigrante
INGRESSOS:
Quinta (13): GRATUITO
Sexta (14): 20,00 (inteira)/ 10,00 (meia)
Sábado (15) dia: R$ 20,00 (inteira)/ 10,00 (meia)
Sábado (15) à noite: 2º lote: 90,00 (inteira)/ 45,00 (meia) – no dia do evento será reajustado
Domingo (16): R$20,00 (inteira)/ 10,00 (meia)
VENDAS:
On-line: www.tiketo.com.br/evento/351
Pontos físicos: Novatec e Farmácia Santa Terezinha (Vila Betânia), em Venda Nova. Nos dias do evento também na bilheteria da Festa.
PROGRAMAÇÃO SEGUNDO FIM DE SEMANA:
QUINTA-FEIRA (13/10)
19h- Abertura dos portões
20h – Musical Le Belle Storie Della Nonna
22h – Show com Ragazzi dei Monti
SEXTA-FEIRA (14/10)
20h – Musical Le Belle Storie Della Nonna
21h30 – Show com Marcelo Ribeiro e Banda B feat Anthony Altoé
23h30 – Show com Dona Fran
SÁBADO (15/10)
09h – Desfile tradicional das famílias
11h – Almoço típico e show com Mirano Schuler
13h30 – Apresentação do Grupo de Dança Sempre Avante
14h – Show com Toni Boni
14h30 – Tombo da Polenta
16h30 – Apresentação do Grupo Di Ballo Bambini Di Tutti I Colori de Nova Venécia
17h – Pausa técnica
20h – Show com Banda Moustache
22h – Show com Ragazzi dei Monti
23h30 – Show com Eduardo Costa
01h30 – Show com Raione
DOMINGO (16/10)
09h – Missa na igreja matriz
11h – Almoço típico e show com Leandro Bellumat
13h – Apresentação do Grupo Dei Bambini
13h40 – Apresentação do Coral Sol da Manhã
14h20 – Apresentação do Gruppo Folkloristico Granello Giallo
15h20 – Show com Toni Boni
15h20 – Tombo da Polenta
17h30 – Show com Ragazzi dei Monti
19h30 – Show com Forró Numa Boa