sexta-feira, novembro 22, 2024
COLUNISTASPr Roberval Ribet

DEUS chama e DEUS envia!

“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó”. Êxodo 3.10

Uma coisa fundamental para todo o trabalho no reino de Deus: DEUS chama e DEUS envia! Isso é tão válido hoje quanto era na época em que Deus queria libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Alguns anos antes, o próprio Moisés havia tido grandes planos para essa libertação de seu povo. Mas tudo deu errado, porque ele queria tornar-se o líder e salvador à sua maneira, sem o chamado de Deus. Para conseguir isso, ele até cometeu um crime que depois muito lhe pesou na consciência. Então, em vez de poder liderar seu povo, teve de guardar as ovelhas de seu sogro no deserto.

É isso que acontece quando queremos tomar iniciativas por conta própria. Quando pensamos que Deus se esqueceu de chamar o homem certo, quando achamos que Deus esqueceu o problema todo. As tentativas de tomar as coisas nas próprias mãos normalmente terminam em deserto e solidão. Se Deus quer utilizar alguém em seu reino de maneira especial, Deus o chama. Toda a Sagrada Escritura está cheia do testemunho de que Deus vai em busca de homens para que lhe sirvam de modo especial.

Não é um milagre que o todo-poderoso, santo e eterno Senhor do universo estende sua mão sobre o abismo, feito pelos homens e intransponível para eles e, em sua misericórdia, os busca e chama de volta para si? Sim, esse é o maior milagre. A maior manifestação desse milagre temos na manjedoura, na cruz e na sepultura vazia!

Desse milagre surge uma outra verdade: Deus procura homens através de homens. Ele coloca a seu serviço homens pecadores, homens desajeitados, desanimados e aparentemente incapazes. Não apenas homens como Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Paulo, Pedro e tantos outros que, depois, se tornaram muito conhecidos. Não, também a você e a mim, por mais inseguros que sejamos. Deus nos chama para o seu serviço! Nós recebemos uma tarefa como homens e para homens.

Claro que Deus poderia construir o seu reino sem nós. É pura graça podermos trabalhar para ele. Assim, aquela vez Deus escolheu Moisés. Quando chegou a hora de Deus, depois que Moisés havia sucumbido ao tentar fazer algo por conta própria, veio o chamado. Esse chamado colocou o relutante Moisés diante de uma tarefa muito especial. Deus diz: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó!”

É claro que nenhum de nós vai querer comparar-se a Moisés ou a qualquer um dos grandes mensageiros e profetas de Deus. Mas, verdade é que Deus tem uma tarefa especial para cada um que ele chama. Você tem uma tarefa diferente da minha. A tarefa daquele que está enfermo e acamado é diferente daquela de um jovem ministro que vai, cheio de coragem e ânimo, para pregar o evangelho de Cristo aos povos. É bom que seja assim. Deus coloca todos os dons e todas as tarefas dos cristãos a serviço de seu reino.

Mas não esqueçamos nunca que DEUS chama e DEUS envia! Pode ser que a tarefa que Deus lhe deu não seja nada fácil. Pode ser que o conduza por vales de tristeza e dificuldades. Pode ser que você pense que a tarefa acabou, quando está diante de um morro aparentemente intransponível de dificuldades. Mas, não tema! Deus chama e Deus envia! Isso nos é garantido suficientemente para sabermos que ele também nos dará forças para cumprir essa tarefa, por mais difícil que seja. Ele nos mostrará caminhos, até mesmo por cima de muros! Amém.

Roberval Ribet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.