Adolescente é preso após matar 03 e deixar 13 feridos em ataques a escolas em Aracruz
Texto: Kennedy Lenk/Câmera de Segurança registrou entrada do atirador na escola em Aracruz — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Um adolescente de 16 anos matou duas professoras e uma aluna de 12 anos durante ataques a duas escolas em Coqueiral de Aracruz, na manhã desta sexta-feira (25). O jovem, que vestia roupa camuflada, colete a prova de balas, encapuzado e portando símbolos da suástica, utilizou duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola .40, que pertencem ao pai, que é policial militar. O adolescente chegou ao local, dirigindo o veículo do pai, um Renaut/Duster, de cor dourada, com as placas cobertas.
O ex aluno arrombou o portão nos fundos da escola Estadual Primo Bitti, chegou até a sala dos professores onde iniciou os disparos. Ao todo, 11 pessoas foram atingidas nesta escola, onde duas profissionais morreram no local. Após o primeiro ataque que durou cerca de um minuto, o adolescente seguiu para outra escola, o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), que é particular. Lá, ele efetuou disparos, onde deixou mais vítimas. Uma aluna de 12 anos morreu. Em seguida o assassino fugiu.
A Polícia foi acionada, e, após investigações, as Polícias Militar e Civil localizaram o atirador em uma segunda casa da família. Os pais do garoto, em estado de choque contribuíram para que o filho se entregasse e relatasse tudo que ocorreu. Algumas informações estão sendo mantidas em sigilo, porque o jovem ainda presta mais esclarecimentos à polícia.
O Governador Renato Casagrande (PSB) estava numa agenda em São Paulo, ao saber do ocorrido, imediatamente acionou os Secretários de Segurança e Educação e pediu para que acompanhassem de perto. Casagrande cancelou a agenda nacional em São Paulo e retornou para o Espírito Santo, seguindo direto para Aracruz.
O governador concedeu entrevista coletiva no final da tarde desta sexta-feira, na sala de situação da Escola Estadual Primo Bitti. O chefe do executivo decretou luto oficial de 3 dias em sinal de pesar pelas perdas.
Nossas equipes de segurança alcançaram o autor do atentado que, covardemente, atacou duas escolas em Aracruz pela manhã. Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelas perdas irreparáveis. Continuaremos apurando as motivações e, em breve, teremos novos esclarecimentos
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) November 25, 2022
As vítimas foram socorridas por ambulâncias do SAMU e pelo helicóptero do NOTAER. Entre os 13 feridos, duas pessoas estão em estado grave. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA) informou: “Diante dos ataques ocorridos nesta sexta-feira (25) em Aracruz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, instalou PLANO DE ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS junto ao NÚCLEO ESPECIAL DE REGULAÇÃO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (NERUI), em que todas as portas de saúde para urgências e emergências de alta complexidade para atendimento são comunicadas e preparadas para atendimento à vítimas. Sobre o episódio o SAMU 192 atendeu no total, 16 vítimas, sendo constatados três óbitos no local”.
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualiza informações sobre as vítimas do ataque em escolas em Aracruz, ocorrido nesta sexta-feira (25), atendidas pelo SAMU192.
No atendimento à ocorrência pela manhã, foram constatados 03 óbitos no local.
A SESA informou também sobre encaminhamento para hospitais estaduais: “- Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves: 03 mulheres, sendo 02 transferidas por helicóptero e 01 por ambulância terrestre. Todas apresentam quadro grave e estão em centro cirúrgico.
– Hospital Estadual N. Sra. da Glória “Infantil de Vitória”: 02 crianças, sendo 01 criança gravíssima e 01 criança que obteve o primeiro atendimento no Hospital São Camilo – e em seguida foi encaminhada para esse hospital estadual.
– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”: 01 mulher apresentando perfuração de bala na perna, com quadro estável. Ela está em trânsito para essa unidade.
As demais vítimas foram atendidas e liberadas sem apresentar gravidade”.