sábado, abril 19, 2025
POLÍCIA

Adolescente é preso após matar 03 e deixar 13 feridos em ataques a escolas em Aracruz

 

Texto: Kennedy Lenk/Câmera de Segurança registrou entrada do atirador na escola em Aracruz — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um adolescente de 16 anos matou duas professoras e uma aluna de 12 anos durante ataques a duas escolas em Coqueiral de Aracruz, na manhã desta sexta-feira (25). O jovem, que vestia  roupa camuflada,  colete a prova de balas, encapuzado e portando símbolos da suástica,  utilizou duas armas, um revólver calibre 38 e uma pistola .40, que pertencem ao pai, que é policial militar. O adolescente chegou ao local, dirigindo o veículo do pai, um Renaut/Duster, de cor dourada, com as placas cobertas.

O ex aluno arrombou o portão nos fundos da escola Estadual Primo Bitti, chegou até a sala dos professores onde iniciou os disparos. Ao todo, 11 pessoas foram atingidas nesta escola, onde  duas profissionais morreram no local. Após o primeiro ataque que durou cerca de um minuto, o adolescente seguiu para outra escola, o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), que é particular. Lá, ele efetuou disparos, onde deixou mais vítimas. Uma aluna de 12 anos morreu. Em seguida o assassino fugiu.

A Polícia foi acionada, e, após investigações, as Polícias Militar e Civil localizaram o atirador em uma segunda casa da família. Os pais do garoto, em estado de choque contribuíram para que o filho se entregasse e relatasse tudo que ocorreu. Algumas informações estão sendo mantidas em sigilo, porque o jovem ainda presta mais esclarecimentos à polícia.

O Governador Renato Casagrande (PSB) estava numa agenda em São Paulo, ao saber do ocorrido, imediatamente acionou os Secretários de Segurança e Educação e pediu para que acompanhassem de perto. Casagrande cancelou a agenda nacional em São Paulo e retornou para o Espírito Santo, seguindo direto para Aracruz.

O governador concedeu entrevista coletiva no final da tarde desta sexta-feira, na sala de situação da Escola Estadual Primo Bitti. O chefe do executivo decretou luto oficial de 3 dias em sinal de pesar pelas perdas.

As vítimas foram socorridas por ambulâncias do SAMU e pelo helicóptero do NOTAER. Entre os 13 feridos, duas pessoas estão em estado grave. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA) informou: “Diante dos ataques ocorridos nesta sexta-feira (25) em Aracruz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, instalou PLANO DE ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS junto ao NÚCLEO ESPECIAL DE REGULAÇÃO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (NERUI),  em que todas as portas de saúde para urgências e emergências de alta complexidade para atendimento são comunicadas e preparadas para atendimento à vítimas. Sobre o episódio o SAMU 192 atendeu no total, 16 vítimas, sendo constatados três óbitos no local”.

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualiza informações sobre as vítimas do ataque em escolas em Aracruz, ocorrido nesta sexta-feira (25), atendidas pelo SAMU192.
No atendimento à ocorrência pela manhã, foram constatados 03 óbitos no local.

A SESA informou também sobre encaminhamento para hospitais estaduais: “- Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves: 03 mulheres, sendo 02 transferidas por helicóptero e 01 por ambulância terrestre. Todas apresentam quadro grave e estão em centro cirúrgico.
– Hospital Estadual N. Sra. da Glória “Infantil de Vitória”: 02 crianças, sendo 01 criança gravíssima e 01 criança que obteve o primeiro atendimento no Hospital São Camilo – e em seguida foi encaminhada para esse hospital estadual.
– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”: 01 mulher apresentando perfuração de bala na perna, com quadro estável. Ela está em trânsito para essa unidade.
As demais vítimas foram atendidas e liberadas sem apresentar gravidade”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.