Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia
Entre os dias 20 e 22 de novembro, Bogotá, na Colômbia, foi palco de três grandes eventos sobre saúde: o Global Stroke Alliance – V Encontro Ministerial Latino-Americano, a Conferência Regional e a XXVI edição do Congresso Iberoamericano de Enfermidade Cerebrovascular. O objetivo principal do encontro foi promover a troca de experiências entre países latino-americanos e estimular uma aliança global para aprimorar os cuidados com o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Pesquisadores, médicos, gestores de saúde e representantes de hospitais públicos e privados debateram temas como prevenção, tratamento e reabilitação, além de desenvolver planos de ação específicos característicos para cada nacionalidade. O evento contou ainda com a presença de Sheila Martins, MD, PhD – Presidente da Organização Mundial de AVC; Gisele Sampaio Silva, MD, PhD – Presidente do XXVI Congresso Ibero-Americano de Doença cerebrovascular; ministros de vários países e reuniu especialistas de 15 nacionalidades e destacou iniciativas que estão transformando o cuidado com o AVC ao redor do mundo.
Representando o Espírito Santo, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, apresentou dados sobre o impacto do AVC no Estado, relacionando-os ao cenário nacional. Ele detalhou as tecnologias implementadas no Hospital Estadual Central (HEC), referência no tratamento da doença, e abordou números significativos, como casos atendidos, internações e taxas de mortalidade.
O hospital, que fica no centro de Vitória, oferece tratamentos comprovadamente eficazes no tratamento do AVC, como a trombólise venosa e a trombectomia mecânica. Esta última, que consiste na remoção do coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro, é realizada apenas em alguns hospitais públicos do Brasil, e o HEC é pioneiro na oferta desse procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Nos últimos 15 anos, o hospital já realizou mais de 1.500 trombólises e mais de 1.000 trombectomias mecânicas.
Como prova na qualidade e eficiência nos atendimentos em AVC no Espírito Santo, Duarte mencionou a certificação Selo Segurança do Paciente, concedida ao Hospital Estadual Central pelo desempenho nos indicadores de segurança assistencial. A certificação, emitida pela Epimed Solutions e pelo Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), reforça o compromisso do Espírito Santo com a qualidade no atendimento, além da proposta de qualificar e intensificar os investimentos em saúde.
“O Espírito Santo tem trabalhado de forma consistente para aprimorar o cuidado com o AVC, desde a prevenção até o tratamento e reabilitação. Participar de um evento como este é uma oportunidade de compartilhar nossas experiências e aprender com as estratégias de outros países. Essa troca é essencial para salvar vidas e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destacou Miguel Duarte.
O evento reforçou ainda a importância de alianças globais e regionais para enfrentar desafios na área da saúde, mostrando que a integração entre diferentes setores e países é o caminho para avanços significativos.