Carros batem no trevo do Posto do Café recém-modificado na BR-262
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Corpo de Bombeiros
As mudanças recentes realizadas no trevo do Posto do Café, no km 58 da BR-262, em Marechal Floriano, foram apontados como as causadoras de um acidente ocorrido na manhã de ontem (26), por volta das 11h. O trevo dá acesso ao distrito de Santa Maria e ao município de Alfredo Chaves, sendo uma ligação às praias do Sul do Estado, para quem trafega pela BR-262.
No acidente de ontem, um motorista saiu ferido e a batida causou a interdição parcial da pista próximo ao Posto do Café. A colisão envolveu dois veículos, um Citroën C3 e um Volkswagen Fox. A mudança no trevo ocorreu no mês de dezembro do último ano, e gerou muitas críticas.
![](https://www.montanhascapixabas.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-01-27-as-11.58.34_45b2ba8f-768x1024.jpg)
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e testemunhas, o condutor de um Citroën C3, que seguia no sentido Grande Vitória, tentou fazer uma manobra irregular para retornar no sentido Minas Gerais. A manobra acabou resultando em uma colisão traseira com um Volkswagen Fox que vinha logo atrás.
No veículo Citroën C3 estavam o motorista e sua esposa. O homem foi socorrido por equipes do SAMU e levado para o Hospital Santa Casa de Vitória, Unidade Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, sede de Domingos Martins. A esposa não sofreu ferimentos e não precisou de atendimento médico. Já no outro carro, havia seis ocupantes: dois adultos e quatro crianças. Felizmente, todos saíram ilesos e não necessitaram de atendimento médico.
![](https://www.montanhascapixabas.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-01-27-as-11.58.35_cb6a9cf3-768x1024.jpg)
Valdecir Simon, pai do motorista do Fox, disse que havia pedido ao filho que passasse pelo Trevo de Parajú para buscar um objeto antes de seguir viagem para a comunidade de Carolina, em Alfredo Chaves, onde participaria de um aniversário de família. “No momento do acidente, o Citroën saiu do trevo de Santa Maria, seguiu na frente do meu filho e fez uma conversão rápida para retornar. Ele virou bruscamente, deixando meu filho sem tempo suficiente para frear e evitar o impacto, o qual atingiu a lateral do outro veículo”, explicou.
Valdecir também destacou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, já que uma carreta que vinha no sentido oposto precisou desviar para evitar uma colisão. Em um vídeo feito ontem por Valdeci, ele relata que o acidente ocorreu porque o motorista do Citroën C3 não fez o retorno correto, que seria no trevo de Paraju, distante cerca de dois quilômetros do local onde ocorreu a colisão.
Logo após o acidente, moradores usaram grupos de WhasApp e redes sociais para criticar as mudanças feitas no trevo e alertar para o perigo de acidentes graves causados por manobras irregulares, já que muitos motoristas fazem conversão em local proibido para não precisar retornar no trevo que fica dois quilômetros distante.
De acordo com a PRF, a pista foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência e, após a autorização da PRF, o Citroën C3 foi removido para o acostamento com o auxílio de um caminhão. O trânsito na região foi normalizado em seguida. A PRF alertou para o risco de manobras irregulares nas rodovias, que podem causar acidentes graves, colocando em perigo a vida de motoristas, passageiros e demais usuários da via.
Fonte: Montanhas Capixabas