Azeite extravirgem produzido em Afonso Cláudio é premiado internacionalmente
Texto: Kennedy Lenk/Foto: Divulgação/Conexão Safra
É de Alto Santa Joana em Afonso Cláudio, o primeiro azeite extravirgem do Espírito Santo reconhecido internacionalmente pelo baixo nível de acidez. Trata-se do azeite Altoé, criado em 2022. Segundo especialista, sua baixa acidez de 0,57 está bem abaixo do limite de 0,8%, o exigido para a classificação extravirgem.
Afonso Cláudio coloca o Espírito Santo no podium com duas medalhas de ouro no internacional, concurso realizado na Turquia no final de Abril, o Olive Istanbul IOOC 2025. O produtor do azeite premiado criado em 2022 é Leonardo Briosqui Altoé.
Foram premiados os azeites monovarietal Grappolo e o blend de três variedades (arbequina, Grappolo e koroneike). A vitória na competição mundial, por si atesta a qualidade ímpar do produto. Um especialista em azeite escreve que o Anatolian iOOC vencido pela marca Altoé, é reconhecido pelo seu rigor científico ao obter 9/10 no ranking mundial. Diferentes continentes participaram do mundial 2025.
“O principal ganho destas medalhas de ouro, desse reconhecimento do nosso produto, é a certeza de que o nosso azeite é de boa qualidade. Não somos nós os produtores ou uma organização qualquer que está dizendo isso; é uma competição mundial, com tradição milenar, que confirma a excelência do azeite”, disse Leonardo.
Com informações Conexão Safra
É um orgulho para o ES esse prêmio internacional para um produto nobre e amigo da saúde – o azeite de oliva de Afonso Cláudio…imagino a perseverança e dedicação do produtor e a força da família e equipe. Bravo!!