sexta-feira, julho 4, 2025
GERALOUTROS DESTAQUES

Venda Nova: Cesan confirma entrega de saneamento até 2027

Até o final de 2027, a comunidade de Alto Caxixe, no município de Venda Nova do Imigrante, deverá estar com a rede de tratamento e distribuição de água e o esgotamento sanitário concluídos. A previsão foi apresentada pela diretora de Engenharia da Cesan, Kátia Muniz Côco, em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para tratar dessa demanda antiga do distrito.

A reunião, na noite desta quarta-feira (2), na Igreja Católica da comunidade, foi conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Gandini (PSD). O parlamentar lembrou que a audiência pública foi marcada por solicitação de representantes da região. Segundo disse, a Comissão de Meio Ambiente abriu o espaço de diálogo para que a Cesan pudesse esclarecer as dúvidas da comunidade e apresentar as ações para Alto Caxixe.

Além do deputado e de dirigentes da Cesan, participaram da audiência vereadores, secretário do município e também moradores da região. A preocupação de todos era a mesma: a necessidade de implementação urgente do esgotamento sanitário na localidade.

Alto Caxixe tem pouco mais de 3 mil habitantes em uma área de 35,62 km2. Os moradores convivem com locais com esgoto despejado sem tratamento no meio ambiente ou com fossas sépticas construídas e mantidas pela própria população. Essa situação, lembraram os presentes, leva a danos ambientais, problemas de saúde e custos altos para os moradores para a limpeza das fossas.

Demanda da comunidade

A reunião foi solicitada pelo vereador Yuri Uliana Bergamin (PSD). “Queremos de fato entender sobre os projetos, as obras, o que se pretende para a região. Esse é um problema sério da comunidade e que perdura há muito tempo e queremos ver solução para ele. Por isso precisamos estar com as pessoas envolvidas nas ações (Cesan) que podem transformar o dia a dia da população”.

Também presente à audiência pública, o presidente da Câmara de Vereadores de Venda Nova do Imigrante, Alexandre Feletti (Republicanos), destacou que o saneamento básico é um direito fundamental de todos, mas que, infelizmente, não é uma realidade para muitos, como os moradores de Alto Caxixe.

“Quando não se tem água tratada e rede de tratamento de esgoto, a situação da comunidade é difícil (…) Já existe um plano de saneamento básico do município onde estão todos os cronogramas para garantir água tratada e esgotamento sanitário. Precisamos saber o que foi cumprido, o que não foi cumprido e porquê. Alto Caxixe está se expandindo de maneira rápida. Isso, por um lado, é positivo. Mas também traz problemas ainda maiores para a comunidade, quando não tem a rede de água tratada e de esgotamento sanitário”, alertou o vereador.

Moradores e lideranças da região também lembraram que Venda Nova do Imigrante é considerada uma cidade evoluída. No entanto, Alto Caxixe, apesar da sua comunidade tradicional, do seu apelo turístico, e do incremento de indústrias, está precisando melhorar muito na infraestrutura, e o esgotamento sanitário está entre as medidas urgentes para a localidade. Para a população, a Cesan precisa priorizar as ações na comunidade.

Planejamento para Alto Caxixe

Após ouvir as demandas e questionamentos da população e do deputado Gandini, a diretora da Cesan explicou a atual planejamento de água tratada e esgotamento sanitário para Alto Caxixe, em busca de garantir os serviços para a população.

Kátia Muniz Côco informou que, no dia 17 de junho, a Cesan realizou um leilão para contratação, como Parceria Público-Privado (PPP), para o tratamento de esgoto de 43 municípios do Espírito Santo. Foram dois lotes de leilão, em uma negociação global de R$ 7 bilhões. Um dos blocos contempla 35 municípios, incluindo a região de Alto Caxixe. A contratação da empresa que ofertou o lance para o bloco que atenderá à localidade (a espanhola GS Inima) será feita até outubro.

Na pactuação do trabalho, a previsão é de término de tudo o que foi planejamento em relação à água tratada e ao esgotamento sanitário até final de 2027. O início dos trabalhos ainda não está definido e só haverá cronograma a partir da assinatura do contrato em alguns meses.

Estão previstos serviços como a implantação de 11 quilômetros de redes de coleta de esgoto – com ligação de mais de 300 domicílios à rede -; a construção de quatro estações elevatórias; e a implantação de uma estação de tratamento de esgoto.

Novas reuniões

O presidente da comissão ficou satisfeito com as respostas da Cesan às demandas apresentadas. “Existe o contrato, existe a empresa agora a ser contratada pela Cesan para executar esse contrato. Nesse contrato está estabelecido que até final de 2027 o esgotamento sanitário deve ser feito. Foi esclarecido o que vai ser feito aqui, quais as estações, qual o tipo de tratamento do esgoto. Então foi muito produtiva a reunião e a gente acredita que com o acompanhamento essa obra vai sair no prazo”, avaliou o parlamentar.

Gandini garantiu, ainda, que haverá novas reuniões sobre o assunto e que a Comissão de Meio Ambiente da Ales vai continuar acompanhando toda a situação, até que todos os serviços prometidos sejam concluídos. O parlamentar também sugeriu que, no âmbito da prefeitura de Venda Nova do Imigrante, seja estabelecido um setor para acompanhar todo o planejamento de esgotamento sanitário do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.