Estudantes de Brejetuba realizam visita técnica em museu de Vitória
Um dos objetivos da visita foi reconhecer o papel do museu na valorização da cultura negra capixaba e brasileira.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, realizaram uma visita técnica no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em vitória. A atividade foi coordenada pelas professoras Alessandra Florindo e Sebastiana Firme das Neves.
Os objetivos da visita foram reconhecer o papel do museu na valorização da cultura negra capixaba e brasileira; compreender a trajetória de Verônica da Pas e os motivos que levaram à criação do museu; conhecer o acervo permanente e as exposições temporárias, com foco na arte, resistência e religiosidade afro-brasileira.
A iniciativa também buscou fortalecer as ações do Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais (ProERER) na comunidade escolar, promovendo o reconhecimento e a valorização das produções culturais negras e indígenas, e incentivando a reflexão dos estudantes sobre sua realidade, identidade e responsabilidade cidadã no combate ao racismo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra com Ester Nascimento, que compartilhou sua visão sobre a luta do povo negro. Para a professora Sebastiana Firme das Neves, ouvir a versão verdadeira da luta do negro por meio da palestrante foi algo de grande relevância para os estudantes. “A atividade permitiu que se reconhecessem como parte dessa resistência social. A autoaceitação e o conhecimento da cultura afro são fundamentais para essa formação”, disse a docente.
A estudante Deziane dos Santos Mendes, do 8º ano do Ensino Fundamental, contou como foi sua experiência com a visita: “No Mucane, consegui compreender sobre as origens africanas, não só a parte da escravidão, mas a parte em que eles foram bem importantes para o Brasil, achei muito interessante toda a viagem”, disse.