sábado, abril 19, 2025
GERAL

Alunos de Escola Municipal escrevem e autografam mais de 230 livros em Afonso Cláudio

Texto: Rosi Lenk/Fotos: Divulgação

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a Casa de Cultura Fundação Jônice Tristão, no centro de Afonso Cláudio, recebeu os 230 alunos do 1º ao 5º ano de ensino fundamental da Escola Municipal São Vicente de Paula com o Projeto da Editora Estante Mágica. Foram três dias de autógrafos. Cada aluno autografou o livro de sua autoria e dedicou a familiares.

O Projeto Estante Mágica foi apresentado pela pedagoga da Escola, Sirla Corrêa Pimenta Maiorli. A ideia apresentada foi acatada pela Diretora Fabrícia Kuster Brandão, que mobilizou toda comunidade escolar que encarou o grande desafio. A proposta era que cada aluno, com a orientação da escola, escrevesse e ilustrasse seu próprio livro.

As professoras e estagiárias, supervisionadas pela equipe pedagógica orientaram as crianças em sala de aula que mostraram todo seu talento, criatividade e arte. Os temas foram escolhidos pelos próprios alunos e trazem fantasia, sonhos, contos de fadas, super-heróis e histórias vivenciadas pelas crianças.

 Os livros enviados para a Editora Estante Mágica foram editados e disponibilizados gratuitamente para todos os alunos em forma de livro digital, o E-book. O livro também pôde ser adquirido na forma impressa. Os pais que não tiveram condições de pagar pela impressão, a escola imprimiu e encadernou.

Segundo a diretora Fabrícia foi escolhida a Biblioteca Pública Municipal para os autógrafos, com o intuito de motivar alunos e familiares a frequentar este espaço. As famílias compareceram de forma expressiva. Estiveram presentes também professores, escritores, convidados e autoridades municipais.

“O objetivo da Escola é motivar os alunos a acreditarem em seu potencial. Tudo que se faz com dedicação poderá ser alcançado. A Equipe escolar está de parabéns! Este projeto quebrou paradigmas mostrando que escola em bairro carente pode sim oferecer o melhor para seus alunos. Basta empenho e dedicação de todos”. Afirmou Fabrícia Brandão, diretora da Escola.

A pedagoga Sirla Corrêa também comenta sua satisfação com o resultado obtido: “O processo envolveu competências fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças, como curiosidade, colaboração, comunicação, autoconfiança e análise crítica. Como Pedagoga da EM São Vicente de Paula, compartilho com muita satisfação o resultado alcançado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.