Incêndio destrói casa e idosos são retirados por vizinho
Fotos: Julio Huber/Texto: Julio Huber/Montanhas Capixabas
Um incêndio iniciado por volta de 20 horas desta quinta-feira (28), na Rua Sete de Setembro, próximo à rodoviária do centro de Domingos Martins, assustou moradores e destruiu uma casa. O prédio incendiado é composto por dois pavimentos, com moradias independentes. Aos fundos do imóvel mora um casal de idosos – proprietários do prédio – que precisaram ser retirados por vizinhos quando o fogo já estava consumindo a parte superior do prédio.
No andar de baixo, que fica ao nível da rua, mora uma senhora idosa, que teve que ser acordada e retirada da casa. Um caminhão pipa da Prefeitura de Domingos Martins foi usado para tentar conter as chamas, enquanto uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocava do 4º Batalhão, que fica no município vizinho de Marechal Floriano.
A aposentada Antônia Glaucia Bermond, 75 anos, que mora do outro lado da rua onde fica localizada a casa incendiada, contou que os proprietários do imóvel não se feriram. “Eu estava sentada no sofá assistindo TV quando minha vizinha bateu na janela. Eu ainda não tinha percebido o fogo. As chamas ficaram altas e ouvimos vários estouros”, contou a aposentada.
O músico Eden Schwambach, que mora com a família em um imóvel encostado aos fundos do prédio incendiado, mas com acesso por outra rua, contou que estava chegando em casa quando percebeu o incêndio. Ele relatou o desespero para evitar que o fogo atingisse sua residência.
“Corri e chamei meus pais, meu filho e minha esposa, e começamos a tentar apagar o fogo que já estava atingindo o nosso telhado. Os vizinhos nos ajudaram com baldes e mangueiras e evitamos que o fogo atingisse nossa casa. A sorte foi que o vento levou as chamas para o outro lado. Esse modelo de telha queima muito fácil e se o fogo tivesse iniciado de madrugada, poderia ter acontecido uma tragédia”, disse Eden.
O segundo andar do imóvel incendiado ficou destruído. A família que morava no local – mas que não estava na residência quando começou o fogo – já havia iniciado a mudança, mas ainda havia diversos pertences no imóvel que foi consumido pelas chamas. Eles estavam abalados com o ocorrido e preferiram não conversar com a imprensa.
Logo que o incêndio iniciou, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e isolou a rua. Com ajuda de um caminhão de combate a incêndio, os bombeiros conseguiram controlar as chamas. Foi preciso entrar na casa, com equipamentos apropriados e até bombas costais, para combater o incêndio. A causa do incêndio deverá ser identificada após perícia do Corpo de Bombeiros.