Acusados de tráfico de drogas fortemente armados são presos em Brejetuba
Texto: Rosi Lenk/Fotos: Polícia Militar
Uma grande operação policial em Brejetuba, região Serrana do Espírito Santo, culminou com a prisão de 11 suspeitos de tráfico e na apreensão de entorpecentes e armas de fogo. Foi mais uma fase da “Operação Sentinela”, cujo objetivo é tirar traficantes e armas de circulação. Com resultados de investigação, policiais de Ibatiba, Brejetuba e Afonso Cláudio, seguiram para a zona rural de Brejetuba e cumpriram mandados de buscas e apreensões.
Comandada pelo 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ibatiba e apoiada pela 2ª Cia de Afonso Cláudio,sob o comando da Major Marineth Felix, a “Operação Sentinela” iniciou as prisões em uma residência, onde suspeitos guardavam entorpecentes e armas. Houve tentativa de fuga, mas os policiais conseguiram detê-los. Depois desta ação, policiais visitaram outra residência e encontraram mais sinais do tráfico, confirmando o que as investigações indicavam.
Com o reforço da Companhia Independente com Cães (CIOC) e da aeronave do Notaer, as equipes fizeram uma incursão no alto de um morro em meio ao matagal e plantações de café. Lá estava um homem fortemente armado e abarrotado de entorpecentes escondidos dentro de uma barraca de camping. O suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais.
No local foram localizados uma submetralhadora automática com três carregadores municiados com calibre 380, dez munições calibre 32, dois aparelhos celulares, caixa de espoletas, 150 gramas de crack, um tablete de maconha, 127 buchas de maconha, 143 pedras de crack, 50 munições calibre 22, vasto material para embalo de entorpecentes, dois potes de ácido bórico, um frasco plástico contendo 14 munições calibre 380, três munições .40, uma munição calibre 20 e uma munição calibre 12.
Com o apoio do Canil da 8ª Cia Independente, a equipe seguiu até outra residência onde foi localizada mais uma submetralhadora municiada com 20 munições calibre 380, uma espingarda calibre 22, uma arma calibre 12 de fabricação artesanal, além de mais uma grande porção de crack pronto para venda e cocaína. Os cães da 8ª Cia localizaram todo material que estava enrolado em uma lona, dentro de um buraco, sob pés de café.
De acordo com Delegado Cláudio Rodrigues, a Polícia Civil deu suporte jurídico. Disse aionda que o grande mérito é do 14º Batalhão que realizou as investigações após receber denúncias. “Apoiamos a ação da Polícia Militar que foi brilhante, as polícias sempre se unem para manter a ordem. Nosso papel foi dar o suporte jurídico”, disse o Delegado, que completou. “Foram 12 pessoas encaminhadas à DEPOL, um deles era testemunha e, após ouvido foi liberado. Dos 11, 10 homens e uma mulher foram autuados no tráfico e associação para o tráfico com causa de aumento pelo uso das armas, além da posse de armas de uso permitido e restrito. Eles estão presos em flagrante, porque era só mandado de busca, mas vamos representar pela preventiva”, completou.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Polícia Militar (Secom), a operação contou com o serviço de inteligência do 14º Batalhão, das Equipes de força Tática, dos Militares do Serviço de Brejetuba, Ibatiba e Afonso Cláudio, com a Polícia Civil, com o apoio da Cia Independente de Operações com Cães (CIOC) e também da aeronave do Notaer.