quinta-feira, novembro 21, 2024
ESPORTE

O que se sabe sobre a acusação de estupro contra Neymar

Brasileira fez um boletim de ocorrência no qual relata ter sofrido abuso por parte do jogador em Paris
Fonte: Gauchazh/ Foto: Pedro Martins - MoWa Press 

Jogador do PSG e da Seleção Brasileira, Neymar está envolvido em mais um polêmica. Na última sexta-feira (31), uma mulher registrou ocorrência em São Paulo acusando o jogador de tê-la estuprado em um hotel de Paris no dia 15 de maio. A polícia já investiga o caso, que está sob sigilo.

Veja o que aconteceu até agora sobre o caso:

O registro na polícia

No sábado (1º), o Globo Esporte publicou matéria dizendo que uma mulher, que não teve o nome divulgado, havia procurado a polícia na sexta-feira (31) e feito um boletim de ocorrência contra Neymar, acusando-o de tê-la estuprado. No depoimento, ela relatou que conheceu o jogador pelo Instagram e que ele a convidou para viajar a Paris. O atleta bancou as passagens e a hospedagem na cidade, onde ela chegou no dia 15 de maio.

A mulher contou que ficou hospedada no hotel Sofitel Paris e que Neymar teria chegado ao local no mesmo dia, por volta das 20h, “aparentemente embriagado”. Ela disse que eles conversaram e “trocaram carícias”, porém, em determinado momento, “Neymar se tornou agressivo e, mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima”.

Ela ainda afirmou que estava abalada emocionalmente e com medo de registrar o fato em outro país, por isso procurou a polícia em São Paulo, onde ela reside. A Secretaria de Segurança de São Paulo confirmou que a denúncia foi registrada na 6ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e que o inquérito policial segue em sigilo.

A manifestação de Neymar

Na noite de sábado (1º), Neymar se pronunciou sobre o caso por meio de um vídeo no Instagram. O jogador falaou sobre a denúncia e divulgou trechos de uma conversa que teria tido com a vítima no WhatsApp. O jogador afirma que foi “pego de surpresa”, que é alvo de uma armadilha e tentativa de extorsão e que a notícia magoou ele e a família.

A polícia na Granja Comary

No domingo (2), um delegado e um inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro foram até a Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira em Teresópolis, para buscar informações sobre Neymar. Eles permaneceram no local por cerca de uma hora.

O atacante não estava na concentração no momento da ida dos policiais ao local. Ele estava no fim de um período de folga, concedido a todos os atletas da Seleção, e retornou posteriormente, de helicóptero, acompanhado dos colegas Daniel Alves, Thiago Silva e Arthur.

Investigação após divulgação de fotos íntimas

Também no domingo, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, confirmou que vai investigar Neymar pela divulgação de imagens íntimas da mulher que o acusa de estupro. No vídeo que publicou se defendendo, o jogador exibiu o que seriam conversas por WhatsApp com a mulher, na qual aparecem imagens dela nua ou seminua — com o rosto e partes íntimas borradas.

O artigo 281-C do Código Penal tipifica como crime “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir ou divulgar por qualquer meio –inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática- […], sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”.A pena prevista é de reclusão de um a cinco anos, “se o fato não constitui crime mais grave”. A pena, porém, é aumentada de um terço a dois terços “se o crime é praticado por agente que tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação”.

Vídeo apagado do Instagram

Na manhã de segunda-feira (3), o vídeo que Neymar divulgou para se defender da acusação de estupro foi apagado da conta do atacante. Segundo o pai do jogador, foi o Instagram que retirou as imagens do ar.

Pai de Neymar defende o filho na TV

O pai e empresário do jogador saiu em defesa do filho em entrevista à TV Bandeirantes na manhã de segunda-feira (3). Ele afirmou que o jogador foi chantageado e agredido pela mulher que o acusa de estupro. Além disso, justificou a divulgação do vídeo em que Neymar mostra o que seriam conversas de WhatsApp com a mulher:

— Não tínhamos escolha. Eu prefiro um crime de internet a de estupro. Foi o Instagram que tirou. Pelas regras do Instagram, estava normal. Ele preservou a imagem, o nome. Ele precisava se defender rapidamente. É melhor ser verdadeiro e mostrar o que aconteceu. Sabíamos da chantagem, mas não da coragem de fazer um B.O. em cima de uma situação dessas.

Tite se manifesta sobre o caso

A acusação de estupro contra Neymar dominou a entrevista coletiva do técnico da Seleção Brasileira na manhã de segunda-feira (3). Ao responder perguntas sobre o caso, Tite disse que pode julgar a situação e que “um atleta da qualidade do Neymar é imprescindível, mas insubstituível ninguém é”.

Polícia vai novamente à Granja e intima Neymar

Durante a entrevista de Tite na manhã de segunda-feira (3), a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi novamente à Granja Comary, desta vez para intimar Neymar a depor na próxima sexta-feira (7) sobre a divulgação de fotos íntimas da mulher que acusa o jogador de estupro.

Laudo particular mostra hematomas

O UOL divulgou na segunda (3) que teve acesso a um laudo médico que aponta hematomas na mulher que acusa Neymar de estupro. De acordo com a publicação, os exames foram feitos seis dias após o suposto encontro do jogador com a mulher. Além das marcas, ela, de acordo com o documento, apresentou problemas gástricos, perda de peso e sintomas de estresse pós-traumático.

Patrocinadora “profundamente preocupada”

A Nike divulgou posicionamento a respeito do caso Neymar nesta segunda-feira (3). Patrocinadora do jogador do PSG e da Seleção Brasileira desde o começo da carreira, a marca disse estar acompanhando as acusações de estupro e crime de informática supostamente cometidos pelo jogador.

“Estamos profundamente preocupados com essas acusações e seguimos acompanhando de perto a situação”, disse a Nike, em comunicado à imprensa.

O contrato atual de Neymar com a Nike, assinado em 2011, vai até 2022. A perda de patrocinadores é uma das preocupações do estafe do jogador. O atleta atualmente possui 11 marcas anunciadas em seu site oficial.

Neymar se apresentará à polícia de São Paulo

O advogado responsável por defender Neymar no caso do suposto estupro contra uma mulher, ocorrido em Paris, no último dia 15, afirmou que o camisa 10 da seleção brasileira vai se apresentar voluntariamente para a Polícia de São Paulo. Em entrevista à TV Bandeirantes, concedida minutos depois da reunião com a delegada do caso na capital paulista, o membro da defesa assegurou que o depoimento depende só de uma data.

— O Neymar vai se apresentar voluntariamente, já está decidido faz bastante tempo. Agora é encontrar um dia que seja conveniente para delegacia, com o fluxo da investigação, ele é o maior interessado em esclarecer isso — afirmou o advogado do craque da seleção, ainda sem definir uma data para a apresentação à Polícia.