quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Sedu investe R$ 1,4 milhão na aquisição de acervo bibliográfico para escolas

Os acervos já chegaram às unidades de ensino estaduais e municipais. Texto: Mirela Marcarini/Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) investiu R$ 1.469.847,80 na aquisição e distribuição de acervo bibliográfico para 186 escolas estaduais e 1.274 escolas municipais do Espírito Santo. A compra dos 42 mil exemplares, entre títulos técnicos, de literatura infantil e literatura infantojuvenil, oferece a professores e alunos, novas e variadas alternativas para o aprendizado, além de atualizar o acervo bibliográfico das escolas.

O material, que já chegou às unidades, contempla alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para subsidiar o corpo docente das escolas e dar suporte pedagógico aos alunos. De acordo com a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Sedu, Ana Pacheco, os acervos foram destinados a escolas com mais de 50 alunos.

“Os títulos foram selecionados por uma Comissão composta por técnicos das diversas gerências e assessorias da Sedu, a partir da análise de títulos reconhecidos nacionalmente e produzidos por escritores brasileiros, a fim de atualizar o acervo das bibliotecas/salas de leitura das escolas tanto da Rede Estadual quanto das Redes Municipais de Ensino que aderiram ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)”, afirmou.

Segundo o professor de Ciência Victor Barlez, que atua na Escola Taquara I, localizada no município da Serra, para a docência transcorrer bem ela depende do domínio e da execução de técnicas aplicáveis, concretas e específicas para as diversas situações encontradas na profissão. Entretanto, essas técnicas, em sua maioria, não são ensinadas durante a graduação.

“Como se apropriar desse conhecimento e corresponder aos desafios de ser professor? A leitura é fonte de construção de conhecimento, sendo uma prática essencial na educação, além de possibilitar o desenvolvimento do âmbito social ao profissional. Os livros são um instrumento de desenvolvimento para o professor e garantem a compreensão de novas formas de planejar e mediar o conhecimento”, defendeu.

As obras selecionadas estão subdividas em diferentes gêneros que buscam contemplar livros técnicos, poesias, contos, crônicas, fábulas e narrativas curtas. Entre as aquisições estão: Alfabetização – A questão dos métodos, de Magda Soares; Um Jardim de A a Z, de Taline Schubach; De História em História se fez História, de Luiz Guilherme Santos Neves; e Gêneros Textuais –j teoria e prática nos anos iniciais do E.F, de Alberto Roiphe e Marcela Afonso Fernandez.