quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Vereador registra problemas com merenda e presença de ratos em escola de Afonso Cláudio

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Divulgação

No início da tarde desta quarta-feira (02), o vereador Márcio dos Santos (PSB), o Márcio do CDA, visitou uma escola em Afonso Cláudio e não ficou satisfeito com o que viu. O vereador verificou escassez de merenda, e ratos na cobertura das dependências do estabelecimento de ensino. Os roedores estão sobre salas de aula e onde os alunos fazem suas refeições. De acordo com o vereador, a Secretária de Educação, prometeu resolver as questões.

Por meio de áudio, pais relataram a um repórter da Mais FM que já haviam cobrado providências da diretoria da Escola e não foram atendidos. “A situação lá na Escola é mais séria do que os pais imaginam. Não quero ser identificado, mas, em nome de todos os pais, faço um apelo ao vereador para que cobre providências, do contrário vamos levar o caso ao Ministério Público. A falta de internet é problema pequeno diante do risco de leptospirose,” disse.

Depois de constatar a presença de muitos roedores no forro do estabelecimento de ensino, o vereador registrou a falta de alimentos básicos no estoque, e falta de carnes no congelador da cozinha. Motivo que o levou até à nutricionista para uma conversa proveitosa. A falta de internet na sala do laboratório também somou em suas anotações. Ao Diário ES, Márcio Santos disse que a equipe de profissionais é competente e merece uma melhor atenção.

Retornando à cidade, o vereador se reuniu com a Secretária de Educação do município, que prometeu uma rápida solução para o caso. “Os pais deram um voto de confiança para a secretária, mas esperam uma solução. Verifiquei in loco congelador e prateleiras sem alimentos básicos para alimentação dos alunos. A escola está com problemas de entrega regular de merenda e dificuldade de cumprir o cardápio semanal dos alunos,” disse Márcio.

Perguntado sobre os roedores, o vereador que é biomédico e proprietário do laboratório CDA, respondeu que o risco dos alunos e profissionais do estabelecimento de contraírem doença é grande. “Entre os problemas observados, a presença de ratos é a maior preocupação dos pais. Quero deixar registrado que a leptospirose é transmitida pela urina dos ratos e outros animais. Em alguns casos, a doença pode trazer complicações graves,” concluiu o vereador.

A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. Ela pode causar hemorragia pulmonar, e a meningite é uma das complicações possível da leptospira. Os sintomas são parecidos com as de outras doenças como a gripe e dengue. Como exemplo, citamos dor nas pernas, especialmente na panturrilha, dores pelo corpo, além da icterícia, que aparece em casos mais graves. Nesse caso o infectado deve ser internado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.