Ministério Público pede vistoria em todas as balanças de rede de supermercados
Cliente flagrou, em uma das lojas da rede, a pesagem irregular de diversos produtos

Texto: Tribuna Online
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor de Vitória, notificou a rede de supermercados Carone e instaurou procedimento para investigar possíveis irregularidades praticadas na pesagem de alimentos.
No úlltimo final de semana, um cliente registrou em vídeo que diversos produtos, como queijo-mussarela e mortadela fatiada, estavam pesados de forma errada. A diferença, entre a pesagem registrada na etiqueta e apontada na balança, ultrapassava 100 gramas.
Além da investigação das irregularidades, o Ministério Público solicitou que o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM) realize vistoria em todas as balanças da rede de supermercados.
Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Falqueto, tratou o assunto como uma falha operacional em um caso isolado. Ele disse que enviou uma recomendação aos associados para que redobrem a atenção com a pesagem e a validade dos produtos, antes que sejam expostos aos consumidores.
“Tenho certeza de que não houve má índole por parte do Carone. Na correria de um sábado, feriado e ainda início de mês, pode ter ocorrido uma falha, que não pode, de maneira alguma, arranhar a imagem do supermercado, que tem um histórico idôneo”, disse.