Após pagar fiança, dona de creche clandestina onde filho de 12 anos cuidava de crianças é liberada
A mulher foi levada para delegacia, onde alegou que precisou levar a filha ao médico e confirmou ter deixado as crianças sob responsabilidade do outro filho
Texto: Redação FV/Foto: TV Vitória
A dona de uma creche clandestina, que foi autuada em flagrante por abandono de incapaz na tarde de terça-feira (05), pagou fiança e responderá o caso em liberdade. A polícia conseguiu chegar ao local depois de receber denúncias anônimas. Na creche, o filho da mulher, de 12 anos, cuidava sozinho de um bebê de oito meses e uma criança de 07 anos.
A mulher foi levada para Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde alegou que durante a manhã precisou levar a filha ao médico e confirmou ter deixado as crianças na responsabilidade do outro filho.
Mesmo liberada após fiança, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sobre investigação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Os pais das crianças foram contactados pelo Conselho Tutelar e tiveram que prestar depoimento.
Caso
Uma denúncia anônima ajudou a polícia a encontrar uma creche clandestina que funcionava em uma casa, no bairro São Cristóvão, em Vitória. Na terça-feira (05), policiais chegaram no local e encontraram um menino de 12 anos, filho da dona da creche, cuidando sozinho das crianças.
O caso foi descoberto após a denúncia de uma mulher que escutava choros constantes e desconfiava do trabalho realizado no local. “Eu questionei com o proprietário dizendo que tinha umas sete ou oito crianças que choravam muito. De uns meses para cá, a quantidade de crianças aumentou. Elas choravam o dia inteiro, da hora que chegavam até a hora de ir embora”, afirmou a vizinha que preferiu não se identificar.
Desta vez, o Conselho Tutelar acompanhou a polícia até o local, mas a vizinha afirma que precisou recorrer a outros meios para ajudar as crianças. “Quem cuida mais dos bebês é um menino de 12 anos, então eu denunciei para o Conselho Tutelar, mas eles disseram que o prazo era de 30 à 40 dias, mas eu não aguentei ver aquela situação e chamei a polícia”, desabafou.
No local, a conselheira encontrou três crianças: um bebê de oito meses, uma criança de sete e uma de doze, que era quem cuidava das outras. Foi constatado a situação de abandono, já que a criança era quem cuidava das outras, sem nenhuma presença de adulto.
A cuidadora foi encontrada e encaminhada para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde alegou que durante a manhã precisou levar a filha ao médico, e confirmou ter deixado as crianças na responsabilidade do filho de 12 anos. Além deste caso, a cuidadora já teve uma creche que funcionava na mesma rua, mas precisou fechar no ano passado após denúncias. A nova creche havia sido aberto há seis meses.
Autuação
A Policia Civil informou que a mulher foi autuada em flagrante por abandono de incapaz, pagou fiança e responderá em liberdade.